Um ano novo renovado!

A chegada do mês de dezembro, último mês do ano, sempre traz consigo uma série de reflexões para muitos de nós

No Brasil, muitos ciclos são fechados nesta época: término das aulas do colégio das crianças, da faculdade dos adultos, do planejamento estratégico das empresas, da finalização dos grupos de catequese, crisma e grupos em nossas igrejas. Para alguns, um período de muito cansaço, pois parece que o mundo vai acabar dia 31 de dezembro. Para outros, uma intensa busca para organizar as festas de confraternização de Natal em família ou com amigos, e até mesmo uma correria.

Para algumas pessoas, a chegada do Natal remonta muitas reflexões, uma avaliação sobre o que foi feito ao longo do ano, repensar a vida, as conquistas, aquilo que não saiu como se esperava. Podemos dizer que também é um bom tempo para isso, mas não apenas isso. Para um ano novo, muitos desejam um novo ano, um ano de novas possibilidades e de revisão daquilo que aconteceu conosco ao longo de 2022. Isso nos remete a algo ainda maior: da esperança que nos alimenta nas tribulações, nas dificuldades, mas também nas alegrias e nos momentos em que precisamos contemplar e aquilo de positivo que vamos superando no decorrer do nosso ano. Para repensar sobre o ano que tivemos, é muito importante que possamos parar e avaliar tudo o que vivemos.

Foto: oatawa by Istock

Deixo aqui, portanto, algumas sugestões para que você possa repensar seu ano de 2022 e planejar seu 2023:

Será que você fez metas realistas? É importante avaliar aquilo que realmente é possível para você conforme sua realidade. Não adianta dizer que você fará atividade física diariamente se não organizar seus horários ou se não tem um empenho nisto, ou que deseja ganhar dinheiro se suas finanças andam muito bagunçadas.

Que sejam coisas importantes para você: aquilo que desejamos precisa nos desafiar, ter um grau de importância e ter um empenho de tempo dentro da nossa realidade.

Imagine o que mudaria em sua vida, caso você alcance este objetivo: mais saúde, mais disposição, melhor qualidade de vida, melhor relacionamento? Estas e outras possibilidades devem estar presentes em suas decisões.

Avalie se não há um excesso de otimismo que chega a cegar: algumas pessoas são mais empolgadas do que realistas. Devemos sim agir com esperança, fé e coragem frente aos desafios, mas sempre uma dose de realidade nos ajudará a não dar um passo maior que a perna, como diz o ditado popular.

Pense sobre o que deseja fazer e quais passos deve dar: esta etapa é muito importante. Escrever o que deseja, os passos que devem ser dados, tudo isso é importante para materializar os pensamentos, agir de forma consciente sobre eles.

Colocar uma meta em prática dá trabalho: e este trabalho é importante para superação daquilo que são nossos limites. Todos nós temos, mas não devemos nos limitar apenas a reclamar sobre eles. Uma caminhada de 4 quilômetros por dia parece longa, porém, se reclamamos e nada fazemos, ela pode durar anos ou ainda nunca ser concretizada. Se andamos um pouco a cada dia, facilmente chegamos aos 4 quilômetros diários.

Recomeçar diz de um tempo onde poderemos fazer algo novo, renovado, e para tanto podemos pensar em algumas formas para isto acontecer, uma vez que, mesmo frente às dificuldades, podemos aprender com a esperança entre nós. A esperança, inclusive, favorece em nós um melhor estado de saúde mental e de qualidade de vida, encoraja nossos passos e nos dá ânimo para novos saltos. Desafios fazem parte de todos os caminhos. Nada é fácil. Tudo é possível a partir do primeiro passo, da coragem.