Autoridades civis e religiosas marcam presença na cerimônia

Dedicação do Santuário ao Pai das Misericórdias conta com mais de cinco mil pessoas e reúne autoridades da Igreja Católica e da sociedade civil.

Letícia Barbosa
Cobertura

A cerimônia de Dedicação do Santuário ao Pai das Misericórdias foi um marco para a Igreja. Esse grande evento, realizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), foi destaque também para a sociedade civil.

A construção do santuário é de extrema importância por integrar o Circuito Religioso do Vale do Paraíba, localizado no interior de São Paulo. Em apenas 33 quilômetros de distância, católicos de todo o mundo poderão visitar a cidade onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, passarão também pela terra de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro, e também poderão visitar a Comunidade Canção Nova, Território Eucarístico no qual se vive uma experiência profunda com Cristo Ressuscitado.

Antes do início da cerimônia, o vice-reitor do santuário, padre Márcio Prado, partilhou sua alegria pela concretização dessa grande profecia.

“A emoção é grande de poder ver tanta gente e poder dizer aquilo que o monsenhor Jonas Abib disse: ‘o Pai atrai, acolhe, ama e perdoa’. Essa emoção que estou sentindo e que o povo também está”, exclamou o sacerdote, que é membro dessa obra de evangelização.

padre Márcio

Padre Márcio Padro / Foto : Letícia Barbosa

Padre Antônio Maria também esteve presente nesse momento especial e fez questão de enfatizar que a construção do santuário foi um grande presente ao seu coração de cristão e sacerdote. E recordou que a figura de Deus Pai precisa ser mais destacada, pois tudo é feito em “nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

“Às vezes parece que o Pai fica um pouquinho de lado. A construção e a dedicação deste santuário são um convite de Deus para adentrarmos no coração d’Ele e para estarmos no colo desse Pai, que é o Pai de misericórdia e de bondade. Quanta gente vai se encontrar com Deus ao vir a esse santuário! Acho que a graça maior desse local será mesmo esta: um encontro de filhos com o Pai”, afirmou padre Antônio Maria.

Sobre a edificação do templo ser apenas com doações de ouro, o presbítero destacou que tais atos mostram que “o ouro maior está no coração das pessoas”. E que, ao entrarmos nesse local santo, adentraremos no coração do próprio Pai.

padre Antonio Maria

Padre Antônio Maria / Foto : Letícia Barbosa

Um dos concelebrantes da cerimônia, o bispo emérito de Lorena (SP), Dom Benedito Beni dos Santos, destacou sua alegria lembrando que, no dia 8 de dezembro de 2007, abençoou a pedra fundamental do Santuário do Pai das Misericórdias.

“Era uma tarde com muito calor e foi um sacrifício colocar todos aqueles paramentos para realizar a bênção solene da pedra fundamental. Era um sonho que se iniciava. Esse sonho foi se realizando pouco a pouco e hoje ele está plenamente realizado. Nós podemos ver a alegria na face de toda essa multidão que está aqui presente. Uma multidão que veio, de fato, atraída pela misericórdia de Deus”, testemunhou o prelado.

Dom Beni salientou que o templo dedicar-se-á a acolher, sobretudo, os pobres, os doentes, os sofredores e os pecadores que sentirão o calor do abraço de Deus Pai.

Ao comentar os 50 anos de sacerdócio de monsenhor Jonas Abib, o bispo emérito disse que o fundador da Comunidade Canção Nova é um “instrumento de Deus para a Igreja de hoje, principalmente para a Igreja no Brasil”.

“Uma pessoa que se entregou totalmente nas mãos de Deus para evangelizar. Um instrumento que Deus quis usar para que a Comunidade Canção Nova existisse, para que existissem todos esses meios de comunicação que anunciam o Cristo e a Sua Palavra não só no Brasil como também em outras partes do mundo”, acrescentou Dom Beni.

Dom Beni

Dom Benedito Beni / Foto : Letícia Barbosa

Conhecido como o “sacerdote da misericórdia”, padre Antônio Aguiar compareceu ao evento e destacou que todo o santuário é sempre um lugar de graça, lugar de encontro com Deus.

“O Santuário do Pai das Misericórdias é um lugar de encontro com o Pai, que deseja abraçar a todos com Sua misericórdia. Um centro de acolhida, um lugar de experiência pessoal com o próprio Jesus; uma referência para toda a Igreja Católica, onde, com certeza, as pessoas terão uma experiência especial com Cristo”, ressaltou o sacerdote.

padre Antonio Aguiar

Padre Antônio Aguiar / Foto : Letícia Barbosa

Estiveram presentes também autoridades civis como o prefeito de Cachoeira Paulista, João Luiz, que enfatizou que a construção do templo é um “ápice” no trabalho de evangelização realizado pela Canção Nova. E também lembrou que o local auxilia no desenvolvimento humano e espiritual do município.

“Há bastante tempo que o movimento do turismo religioso vem aquecendo nossa economia, as pessoas trazem a fé para nossa cidade. Que alegria poder receber tantas pessoas na nossa cidade! Que seja sempre assim daqui para frente”, reforçou João Luiz.

João Luiz

Prefeito João Luiz / Foto : Letícia Barbosa

Flávio Augusto da Silva, mais conhecido como Flavinho, foi missionário da comunidade católica por mais de 20 anos. Recentemente elegeu-se deputado federal e salientou sua emoção em presenciar o cumprimento de uma profecia da qual pôde participar diretamente.

“Só posso louvar e bendizer a Deus por hoje também estar aqui celebrando com toda a comunidade e com todo o povo de Deus esse lugar que representa o coração misericordioso do Pai, que vai acolher os filhos machucados e feridos, que, a partir do encontro com Deus nesse santuário, voltarão ao coração d’Ele. É uma grande aquisição para o Vale do Paraíba, lugar privilegiado onde temos um roteiro de fé e que agora vem ainda mais acrescentar no roteiro religioso esse santuário”, concluiu Flavinho.

Flavinho

Flavinho / Foto : Letícia Barbosa

Deixe seu comentários

Comentário