Confira

Conheça o trabalho dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão no Santuário

No último dia 23 de Novembro, quinta-feira, foi realizado, no Santuário do Pai das Misericórdias, a Santa Missa com o rito de investidura de novos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão, e a renovação dos ministros que já atuam no serviço da comunhão

Foto: Lucas de Bem (seminarista da diocese de Lorena)

Dom Wladimir Lopes Dias, bispo da diocese Lorena (SP), a qual pertence o Santuário do Pai das Misericórdias, presidiu a Santa Missa de investidura dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. O bispo recordou que a quinta-feira é um dia Eucarístico, que nos remete à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia como alimento por causa de nós, e disse:

“Ele presente em Corpo e Alma, Sangue e Divindade. Nós entramos nesse mistério de Deus, nós temos a alegria de estarmos aqui no Santuário, vocês vestidos de Ministros Extraordinários. Vocês vão receber o Ministério para levar a alegria do Evangelho! É tempo de conversão, é tempo de revisão de vida, é tempo de santidade para vivermos bem e avançarmos na vida eterna. Vamos pedir a Deus para que sejamos fiéis a Palavra, porque ela é exigente, ela nos corrige. Não gostamos muito, mas que nós possamos fazer a opção como Matias fez, de perseveramos como ele no Deus de Israel e nós no Deus de Jesus Cristo.” (Dom Wladimir Lopes Dias)

Também estavam presentes: padre João Gualberto, reitor do Santuário; e padre Márcio Prado, representante dos sacerdotes da Comunidade Canção Nova. Neste ano, foram instituídos 52 novos ministros extraordinários e 122 fizeram a renovação.

Márcia Louzada, celibatária da Comunidade Canção Nova e responsável da liturgia do Santuário do Pai das Misericórdias, partilhou o importante trabalho dos Ministros Extraordinários na vida litúrgica deste local de grande peregrinação:

“O Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia é de uma importância fundamental aqui no Santuário do Pai das Misericórdias. Aqui, nós recebemos muitos peregrinos; e o Ministro Ordinário, que, no caso, é o sacerdote, aquele que recebeu o Ministério da Ordem para distribuir a Eucaristia, demoraria muito tempo para distribuir a Sagrada Comunhão para tantos peregrinos dentro de uma Missa, então, o Ministro Extraordinário vem auxiliar o Ministro Ordenado, que é o sacerdote.

Foto: Lucas de Bem (seminarista da diocese de Lorena)

“Aqui, no Santuário, nós temos várias missas no dia e durante os finais de semana, de maneira ininterrupta. Temos as visitas dos peregrinos, um grande número de pessoas que vêm para as missas, que vêm para comungar. Por isso, precisamos dessa ajuda dos Ministros Extraordinários. Eles são aquelas pessoas que zelam, em primeiro lugar, pelo Corpo e Sangue de Nosso Senhor. São eles que cuidam,  preparam a credência. Todos os detalhes para cada celebração da Santa Missa e que ajudam na distribuição da Sagrada Eucaristia.

São pessoas de vida sacramental, pessoas que têm a fé Católica e uma vida de sacramento comprovadas. Os ministros trazem em si o desejo de alcançar a santidade, buscam uma vida de santidade. Entre eles estão pessoas casadas, solteiras, jovens e adultos. Aqui, no nosso Santuário, graças a Deus, nós contamos com pessoas muito responsáveis, dedicadas, disponíveis, que nos ajudam muito, muito mesmo!

Na distribuição da Santa Eucaristia, nós temos cerca de 170 ministros, que são distribuídos em equipes em cada missa que acontece. Eles também nos ajudam nos acampamentos pequenos e grandes, acampamentos que acontecem aqui, na na Chácara de Santa Cruz. Nós temos uma gratidão imensa porque é um trabalho que exige muito. Exige muita dedicação, atenção e zelo, e eles fazem gratuitamente. É uma oferta que eles fazem ao altar de Deus, ao se dedicarem desta forma de maneira cuidadosa e responsável à distribuição da Eucaristia. Nós somos muito, muito gratos!”

Foto: Lucas de Bem (seminarista da diocese de Lorena)

O casal Marcelo Fachetti e Luciana Aparecida Ramos Fachetti servem como ministros extraordinários no Santuário há cerca de cinco anos. O casal testemunha:

“Poder exercer esse serviço é uma grande bênção, pois temos a graça de servir a Jesus em um Santuário, antes só de estar no espaça físico como peregrino, já nos enchia o coração de gratidão a Deus.

Enxergamos o serviço de ministro extraordinário, como uma bênção maravilhosa da parte de Deus para conosco, pois Ele nos permite ser discípulo e andar com O Filho d’Ele muito perto. Poder cuidar das coisas de Jesus é uma graça imensurável. Andar com Ele, então, nem se fala! Andamos com Ele grudadinho no peito, no trajeto da capela até os irmãos.  É caminhar com o próprio Cristo, pois a Eucaristia é Ele vivo em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

Leva-Lo aos irmãos é uma graça muito grande também. Estamos entregando o corpo vivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Nazareno, e isso, espiritualmente falando, é um espetáculo! O maior de todos, pois o Senhor, que não precisa de nós para nada, se faz pequeno, a ponto de deixar que nós O carreguemos e entreguemos aos nossos semelhantes. Servir no Santuário é uma graça sobrenatural.”

Confira as fotos da Investidura e Renovação dos Ministros Extraordinários da Eucaristia, realizada no dia 23 de Novembro de 2023, no Santuário do Pai das Misericórdias: