Missa de lava-pés atrai centenas de fiéis ao Santuário

Missa de lava-pés dá início ao Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa

Willieny Casagrande
Da Redação

Nessa Quinta-feira Santa, 2 de abril, o Santuário do Pai das Misericórdias, localizado na sede na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), acolheu peregrinos vindos de diversas regiões do Brasil para a Santa Missa de Lava-pés que deu início ao Tríduo Pascal.

A celebração foi presidida pelo sacerdote da Canção Nova padre Anderson Marçal que, em sua homilia, enfatizou que o lava-pés não é rito nem obrigação, mas o estilo de vida de Jesus. E ainda questionou os fiéis dizendo: “Se o lava-pés é o estilo de vida de Jesus, nossos gestos, escolhas, palavras e sentimentos dizem desse estilo de vida?”.

missa-de-lava-pes-atrai-centenas-de-fieis-ao-santuario

Santuário do Pai das Misericórdias – Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

:: Leia homilia do padre Anderson

O sacerdote afirmou também que essa celebração é um chamado de Deus à conversão, pois “lavar os pés uns dos outros não é apenas um gesto de perdão e caridade, mas um ato profundo de conversão”.

Nesse dia, a Igreja celebra a instituição dos sacramentos da ordem e da Eucaristia. Padre Anderson explicou que, “antes de Sua Morte e Ressurreição, Jesus se deu no pão e no vinho para nos salvar”. O presidente da celebração declarou também que “Jesus não quis simplesmente estar ao nosso lado, mas dentro de nosso coração”.

missa-de-lava-pes-atrai-centenas-de-fieis-ao-santuario

Sacerdote recorda o ato de amor de Jesus a toda a humanidade. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Após a homilia, padre Anderson lavou os pés de 12 homens, recordando o ato de amor e de entrega realizado por Jesus aos Seus discípulos.

Ao fim da cerimônia, de acordo com a liturgia do dia, o sacerdote retirou-se do Santuário do Pai das Misericórdias em procissão com os demais padres e fiéis participantes, levando o Santíssimo Sacramento para a Capela São João Paulo II.

Compreenda melhor:

Lava-pés
É um rito litúrgico realizado durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando os fiéis recordam a última ceia do Senhor. O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus.

Instituição da Eucaristia
Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

Instituição do sacerdócio
A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, num dia como hoje, véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo'”. (cf. Mt 26,26). Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.