19 DE JANEIRO

Santuário promove Missa votiva a São José

Nesta terça-feira, dia 19, o Santuário do Pai das Misericórdias promoverá a Santa Missa votiva a São José. A Celebração Eucarística acontecerá às 7h na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), e será transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

A devoção a São José é antiga, relatada desde os primórdios de toda a Igreja. De acordo com algumas tradições, 19 de março foi o dia da morte de José, embora haja poucas evidências para sustentar esta data. Em 1621, o Papa Gregório XV estendeu a festa de São José a toda a Igreja. Já em 1870, o Papa Pio IX declarou José o “Patrono da Igreja Universal”.

Além do título de Patrono, conheça as outras formas com que este grande santo é conhecido:

O Justo

Em Mateus 1,19 José é descrito como justo, homem honrado que acolheu Maria a Mãe do Salvador.

Último dos Patriarcas

Isso porque São José faz a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento, como João Batista, que é o último dos profetas.

Patriarca da Sagrada Família

A festa da Sagrada Família de Nazaré, cujo patriarca é São José , foi criada pelo Papa Leão XIII, em 1872, no primeiro domingo após o Natal do Senhor.

Esposo castíssimo de Maria

Esse título se deve ao fato de Maria, sendo fecundada pelo Espírito Santo e ter ela guardado sempre a virgindade, vivendo ambos como irmãos.

Pai nutrício de Jesus

Porque São José fez as vezes do pai de Jesus, adotou-O por livre e espontânea vontade. Legalizou Jesus perante a Lei dos patriarcas e proveu todas as necessidades materiais do Filho de Deus feito homem.

Dispensador de Jesus nascido

Conforme cita Orígenes (+254), célebre teólogo e diretor da Escola de Alexandria.

Operário, artesão e carpinteiro

Conforme as Sagradas Escrituras o descrevem em Mt. 13,55 e Mc 6,3. Foi o Papa Pio XII que criou a Festa de São José operário em 1º de maio de 1955.

Fiel protetor de Jesus e Maria

Pio IX escreveu, em 1870, que são José foi aquele “a quem Deus confiou a guarda dos seus tesouros mais preciosos”.

Patrono da boa morte

Porque São José salvou o Menino Jesus da morte tramada por Herodes, e segundo a Tradição, morreu nos braços de Jesus e Maria.

São muitas as graças alcançadas por meio da intercessão de São José, muitas conhecidas outras guardadas no coração de seus fiéis.

E você, tem algum testemunho dedicado a ele? Partilhe conosco, enviando-nos um e-mail para faleconosco@paidasmisericordias.com

Rezemos juntos:

São José, alegres louvamos teu exemplo
de doação paternal ao nosso amado Jesus.
Homem da obediência e do silêncio,
ensinai-nos, por teu exemplo, a colocarmos
nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.

Não nos desamparai nas quedas,
e assim como não deixastes Jesus abandonado,
caminhai conosco, intercedendo a Deus por nós.

Nas angustias, ouvi-nos;
nos perigos, defendei-nos;
na dor, fortificai-nos;
na tristeza, dai-nos esperança;
nas tempestades, acalmai-nos!

Castíssimo São José,
ensinai-nos a zelar pela nossa família
com amor constante e cuidado diário.
Livrai nossas famílias dos perigos espirituais e temporais,
e acompanhai-nos com vossa constante proteção.
Amém!