A Eucaristia é o sacramento que nos fortalece

Pe. Wagner Ferreira. Foto: Paula Dizaró/cancaonova.com

É com imensa alegria que a Igreja celebra, hoje, a Solenidade de Corpus Christi, o corpo do Senhor. A Igreja celebra nesta Solenidade o mistério da fé, da Páscoa do Senhor que se manifesta no sacramento da Eucaristia, nos sinais, nas espécies do pão e do vinho consagrados na Santa Missa.

Jesus, atualiza o mistério da salvação de cada um de nós. O mistério de sua Páscoa, de sua morte e de sua gloriosa ressurreição.

Como sabemos, foi na Quinta-feira Santa, na última Ceia que Jesus instituiu o banquete eucarístico de modo que todos nós, discípulos de Jesus, pudéssemos ser agraciados com o dom da salvação, da redenção e da vida nova por meio da sagrada comunhão, a comunhão do seu Corpo e Sangue, pão e vinho eucaristizados, sacramento da nova e eterna aliança.

Os textos bíblicos que a Liturgia nos oferece hoje, ajudam-nos a celebrar mais intensamente, com mais fé o mistério da Eucaristia, do Corpo e Sangue de Cristo. Por exemplo, a Primeira Leitura nos apresenta a figura do sacerdote do Deus Altíssimo, Melquisedec. Por uma vitória que Abraão obteve em uma batalha, em louvor a Deus, o sacerdote oferece um sacrifício por meio dos sinais do pão e do vinho.

Na oferta do pão e do vinho, os sacerdotes da Igreja, os ministros eucarísticos, oferecem ao Pai dos Céus, o sacrifício redentor de Cristo em ação de graças, em louvor as maravilhas que Ele continuamente realiza na vida da humanidade.

A Eucaristia é um convite para que sejamos homens e mulheres de louvor

Antes de tudo, a Eucaristia é um convite para que sejamos homens e mulheres de louvor, que sabem agradecer a Deus e reconhecer n’Ele a manifestação do seu amor.

Confira também:
.:Os benefícios da Eucaristia para a vida interior
.:A Eucaristia é o início de uma vida de comunhão com Deus
.:Condições espirituais necessárias para receber a Eucaristia

A manifestação eucarística é garantia da vitória dos discípulos de Cristo sempre quando enfrentam, na própria vida, batalhas contra o mal e o pecado. A Eucaristia é o sacramento que nos fortalece, nos dá a força de Deus para que sejamos na comunhão do Corpo e Sangue de Cristo mais do que vitoriosos.

Hoje, a Igreja oferece o sacrifício, o banquete eucarístico como louvor a Deus, como certeza da nossa vitória em relação ao combate que enfrentamos dia após dia, o combate contra o mal e o pecado.

Na comunhão do pão eucarístico, comungamos o corpo dado do Senhor, o corpo ofertado de Nosso Senhor na cruz. Na comunhão com vinho, comungamos o sangue derramado de Nosso Senhor na cruz. A Eucaristia é um impulso da graça de Deus para que possamos levar uma vida de entrega por um Deus que se entregou por amor a nós.

Transcrição e adaptação: Karina Silva