Consolai uns aos outros

A Celebração Eucarística de hoje, no Santuário do Pai das Misericórdias, foi realizada pelo sacerdote da Canção Nova Vagner Baia. Na homilia, o padre falou sobre as situações que Deus nos coloca para nos fazer consolar.

Na primeira leitura está escrito: “Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então, enviaram Barnabé até Antioquia. Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor” (At 11,21b-24) .

O sacerdote diz que “quando pedimos consolação, Deus coloca certas aflições em nossa vida para aprendermos a nos consolar; depois, treinando nossa consolação, vamos consolando os outros.” Ele continuou afirmando: “Quem vai saber o que é uma doença se não passar por ela? Como saber o que é uma morte, se não experimentarmos, na nossa casa, o sofrimento que ela nos traz? Como falar de miséria e fome se nunca passamos por ela?”.

Não sabemos a dor que o outro experimentou se não passarmos por ela. Talvez, nosso sofrimento não seja tanto quanto o do outro, mas assim vamos ter noção do que ele passa. Há pessoas que só aparecem na nossa vida em tempos de velório ou no tempo de doenças; elas são prestativas e serviçais. Há consoladores que só aparecem no tempo de festa para animar aniversários; outros, são consoladores na hora do trabalho, ou seja, deixam tudo o que teriam de fazer para ajudar quem precisa. Há ainda os que ficam ao lado somente em silêncio, esse é o consolador dos ouvidos, que está aberto a escutar as reclamações.

Jesus disse no Seu Evangelho: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” Essa é a missão dos consoladores. Assim viviam os primeiros cristãos e assim devemos ser, cativar o outro com as virtudes que já estão infusas em nós, como a fé, a esperança e a caridade.

Assista à homilia na íntegra.

Primeira Leitura (At 11,21b-26; 13,1-3)

Responsório (Sl 97)

Evangelho (Mt 10,7-13)

Deixe seu comentários

Comentário