Padre Márcio

Cuidar, ser santo e alcançar o Paraíso

“Eu prefiro o Paraíso”

A leitura dos Atos dos Apóstolos apresenta a despedida de Paulo a Igreja de Éfeso. O apóstolo chamou os que estavam à frente da Igreja para cuidar do rebanho e recordou dos que foram adquiridos com o sangue de Cristo.

Cuidar, os presbíteros deveriam cuidar dos irmãos, afinal ele, Paulo, com tanto esmero, com tanta dedicação, fez esse trabalho. Paulo ainda alertou sobre os lobos que iriam atacá-los com doutrinas perversas e, até pessoas do próprio meio cristão, infelizmente, se desviariam do caminho do Senhor.

:: Festa do Pai das Misericórdias 2020

Paulo deu seu testemunho de cuidado, de não ter cobiçado bens e de ajudar os mais fracos. Está aqui o nosso itinerário cristão: cuidar/ajudar e desapegar dos bens materiais.

A verdadeira alegria era esta: “Há mais alegria em dar do que receber”. Depois dessas palavras. o apóstolo se ajoelhou e rezou com eles. Todos o abraçaram e choraram, pois Paulo deixou marcas positivas, Paulo deu Jesus para eles.

No Evangelho, Jesus rezava pelos discípulos e rezava por nós. Pediu que o Pai nos guardasse, guardasse-nos do maligno. Não tem nada pior do que o inferno, a morte eterna, não existe nada pior do que perder o Paraíso.

Por isso, o Senhor rogou ao Pai que nos consagrasse na verdade, “a tua palavra é verdade”, dizia Jesus. Nós fomos consagrados por Jesus ao Pai, ser consagrado é ser separado, ser escolhido. Nós fomos e somos escolhidos por Jesus. Se somos consagrados por Jesus na verdade e na palavra, devemos ser santos. Se formos santos, alcançaremos o Paraíso.

São Felipe Neri

O Paraíso era o desejo de São Filipe Neri, o santo da alegria, da humildade, da doação de tantos feitos, mas de grande desejo de santidade. Conquistou muitos jovens com sua alegria e simplicidade, queria ser missionário, ir para outras terras, mas o Senhor o fez entender que era ali que deveria evangelizar.

Assim, aprendemos com Jesus, com os apóstolos e com Filipe Neri que devemos cuidar uns dos outros, devemos pastorear e nos deixarmos ser pastoreado. Infelizmente, o maligno tem feito a parte dele, infelizmente tem gente do nosso meio que acaba sendo instrumento dele e não de Deus.

“Eu prefiro o Paraíso”

Que o Senhor nos dê a graça de pastorear/cuidar de verdade das pessoas, de vivermos a nossa consagração na verdade/santidade e alcançarmos o Paraíso.

Num dado momento da vida de Filipe Neri foi lhe oferecido honras, títulos, bens terrenos, mas ele recusou e disse “Eu prefiro o Paraíso”.

E nós preferimos o quê?

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Padre Márcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias