Desapegar de tudo e seguir Jesus

Nesta homilia do Pe. Roger Araújo no Santuário do Pai das Misericórdias dia 30 de setembro, ele chama a atenção aos fieis para o seguimento de Jesus.

A partir da liturgia do dia o sacerdote afirmou que “Cada um de nós, por mais que nossa vida esteja bem, não conseguimos ficar sorrindo o tempo todo. Na primeira leitura Neemias não podia ficar triste diante do rei, então ele resolveu alegrá-lo com o vinho para que não observasse a sua tristeza, mas ele não obteve resultado, o rei percebeu o semblante triste de Neemias, sendo que ele não estava doente, mas estava abatido. Então perguntou o que é que de verdade dói e aflige o coração. em prece Neemias pede a Deus que faça o rei compreender a situação da sua cidade. Então o rei lhe concede o que pede o coração.

Quero destacar a sensibilidade divina do rei que pode compreender a dor do outro. E nós precisamos pedir a Deus que muitas vezes nos conceda essa sensibilidade, de perceber as pessoas sofrendo ao nosso lado. tem tristezas que nem chás, remédios, nada resolve, porque está no fundo da alma de coisas que não estão bem resolvidas.

O alívio de Neemias foi ter um rei que escutasse e percebesse a dor e a aflição de sua alma quando ele desabafou o que afligia a sua alma.

Que Deus nos conceda essa sensibilidade de saber acolher a dor do outro, mesmo que não tenhamos as respostas, isso já servirá de grande ajuda para que o outro exponha seus sentimentos para não implodir e ficar triste e até acamado.

No Evangelho vem a questão: Quais as condições para seguir Jesus?

  1. Desprendimento material, o seguimento Dele não causa segurança material, pelo contrário ele pediu que renunciasse a tudo inclusive o anseio de ter cada vez mais.
  2. Desprendimento afetivo, a tristeza de muitos casamentos e seguidores de jesus é ter o coração preso a muitos que deixou para traz. isso não quer dizer que deverá deixar de dar atenção, mas o que não pode é ficar olhando para trás e deixar de seguir o Senhor. quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de seguir o Senhor. Para seguir o Senhor deveremos olhar sempre para frente, não se prender ao tempo, crescer e amadurecer”.

Veja  a homilia na íntegra

Deus abençoe você!

 

 

Deixe seu comentários

Comentário