Homilia de domingo, reflexão para semana

Jesus Cristo deseja, quer, tocar a mim e a você, mas primeiro precisa haver uma iniciativa, uma resposta minha e sua, qual iniciativa?

HomiliaQuerida família, estamos no sexto domingo do tempo comum, as leituras falam da lepra, uma enfermidade comum a muitos milênios atrás, enfermidade presente no tempo de Jesus e ainda hoje conhecida como hanseníase.

Era uma doença horrível a primeira leitura (13,1-2.44-46) diz que a pessoa deveria ficar à parte, bagunçar os cabelos, andar com roupas rasgadas, ainda gritar “impuro!” e somente o sacerdote declarava, após um exame, a pureza do indivíduo. Que situação! E naquele tempo como os recursos eram escassos, na verdade toda doença de pele ou qualquer mancha que surgisse era considerada lepra, ou seja, aqueles que não tinham lepra com certeza eram contaminados.

Infelizmente, a doença era considerada um mal onde Deus estava castigando a pessoa, seja por um pecado seu ou de seus antepassados, a pessoa que possuía alguma enfermidade era considerada impura, pecadora ou amaldiçoada. No tempo de Jesus não era diferente, a lepra era uma realidade e no Evangelho (Mc 1,40-45) temos duas situações incomuns. A primeira o leproso tem a ousadia de ir até Jesus para pedir a purificação e, a segunda pode-se dizer, que o Cristo respondeu ao apelo do doente também de forma ousada quando toca o leproso. “Os dois estavam errados” perante a Lei, um deveria permanecer à parte, se isolar para não contaminar os outros, e o Filho de Deus jamais deveria tocar um leproso porque assim se tornaria um leproso, porém nesse caso acontece o contrário o São/Santo (Jesus) não se contamina, o São devolve a saúde.

No entanto, Jesus é o Cristo, o Enviado do Pai, não exclui ninguém e quer a saúde dos seus, saúde do corpo e da alma. E o bonito em Jesus é que Ele faz tudo para a glória de Deus (segunda leitura 1Cor 10,31-11,1) se aproxima dos pecadores, fazia refeição com eles e permite que o leproso se aproxime, santa ousadia! O homem faz o pedido, Jesus deseja a cura e o toca, o leproso poderia ter dito “não, diga uma palavra!” Ou “reze por mim e ficarei curado”, mas o que Jesus fez? Tocou, em outras palavras, “eu quero ter parte contigo, eu (Jesus) me compadeço de ti”, Jesus não mantém distância, Ele deixa vir e vai além.

Contudo, meu irmão e minha irmã, Jesus Cristo deseja, quer, tocar a mim e a você, mas primeiro precisa haver uma iniciativa, uma resposta minha e sua, qual iniciativa? Ir até Ele, Ele quer a saúde, ele quer santificar, tocar a mim e a você, e nós queremos ser santificados, “tocados”? Ele quer se comprometer comigo e contigo, e nós queremos compromisso com Ele? Vamos dar a nossa resposta a Ele com a nossa vida, deixando que Ele, o Santo, nos ame/acolha, pois esse é o seu compromisso, e uma vez amados/acolhidos vivamos o compromisso de amar, acolher e santificar os irmãos.

Padre Márcio do Prado
Vice-reitor do Santuário

Deixe seu comentários

Comentário