Jesus é o bom pastor – Reflexão para a 16ª Semana do Tempo Comum

Sou-Bom-PastorJesus é o bom pastor, seu ofício foi desempenhado com muita coerência, muita garra, com muito entusiasmo. Jesus quase que incansavelmente acolhia todos os que dele se aproximava. Este cuidado com o outro tem fundamento na primeira leitura (Jr 23,1-6) onde o profeta Jeremias recebe do Senhor uma exortação sobre o cuidado que os chefes de Israel, os reis deveriam ter com seu povo e são ameaçados com um castigo pela falta de cuidado com as ovelhas, e se esses reis não cuidaram, continua a profecia, o Senhor iria reunir as ovelhas dispersas e suscitaria outros pastores.

Na liturgia desse 16º domingo do tempo comum temos três importantes atitudes que devem ser imitadas por nós: partilhar, descansar e ser misericórdia. Deus em sua grande misericórdia realizou a promessa de Jeremias em nosso Senhor Jesus Cristo como se vê no Evangelho (Mc 6, 30-34). Jesus havia enviado os discípulos em missão, ele poderia ter feito sozinho mas quis contar com os discípulos, após tal missão de anunciar a boa nova e curar os corações, os discípulos voltam para partilhar os feitos que o Senhor.

Partilhar, Deus é bom, Deus é generoso e sempre partilhou os seus benefícios, antes de tudo constatamos isso na Criação, Deus se aguentou e criou/partilhou por amor, por que partilhou/criou? Partilhou/criou por amor. No episódio do retorno da missão dos discípulos era importante a partilha, a partilha dos discípulos revelou o amor de Deus para com os mais necessitados, partilhar e ouvir o outro é alegrar-se no Senhor, ouvir também as dificuldades, os fracassos, na partilha é possível fazer um balanço, na partilha se aprende com o outro aquilo que deu certo e o que deu errado.

O segundo ensinamento é o descanso, o descanso é necessário e sadio como vemos nesta passagem, as pessoas, por mais fortes que sejam, precisam parar um pouco para não cair numa rotina triste de ter que produzir sempre por causa de um mundo exigente, produzir para aparecer, fazer coisas para provar algo. Jesus foi um homem incansável que fez muitas coisas? Sim, mas aqui e em outras passagens onde ele buscava estar à sós com o Pai, o Cristo nos mostra que o descanso também é um dom precioso. Jesus teve esse cuidado com os discípulos, havia muito trabalho, muita gente para ser atendida, no entanto eles (Jesus e os discípulos) precisavam se ver, se ajudar e descansar um pouco para depois continuar.

Terceiro ensinamento, ser misericórdia, tanto na primeira leitura quanto no final do Evangelho deste domingo (Mc 6,30-34), temos o amor de Jesus pelo povo sofrido, Jesus tinha compaixão, tamanho era o cuidado que ele tinha que sofria pelo povo, por isso ele assumiu as suas dores, era o bom pastor que não podia trair seu ministério, quantas vezes nos falta a compaixão e a misericórdia para com as pessoas que estão à nossa volta? Pessoas que passam necessidades materiais e espirituais, quem dera que assumíssemos um pouco do papel do Senhor que desfez o muro da separação, da indiferença através de sua pessoa (Ef 2,13-18) para cuidarmos uns dos outros, de sentir compaixão e assim ser misericórdia para o outro. Que ao experimentarmos a misericórdia divina a minha e a sua resposta seja de ser um bom pastor, de ser misericórdia.

Por fim, são três passos importantes que aprendemos, a vida passa e ela precisa ter sentido e uma vez que fomos profundamente encontrados pelo Bom Pastor, Jesus Cristo, nossa vida deve ser um louvor a Deus, deve ser uma bênção para quem convive conosco, deve ser bem vivida através da partilha, do descanso e do ser misericórdia em toda e qualquer situação.

Confira as leituras do 16º Domingo do Tempo Comum.

Pe. Marcio Prado

Vice reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário