Jesus quer encontrar em nós um fogo de justiça e de santidade

Homilia de hoje

Nesta quinta-feira, 26 de outubro de 2017, o padre Anderson Marçal celebrou a Santa Missa, às 7h no Santuário do Pai das Misericórdias.

O sacerdote nos fala que Jesus quer encontrar em nós um fogo de justiça e de santidade: “Não podemos interpretar mal o evangelho de hoje, achando que Jesus é um carrasco. Jesus veio trazer a luz, e alguns querem viver nas trevas; Jesus veio trazer a liberdade, e tem os que querem viver na escravidão. Jesus não veio trazer a divisão, Ele veio para julgar os vivos e os mortos. Mas qual é o desejo de Jesus? O evangelho diz que Ele veio para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse acesso. Jesus veio para trazer algo, e como gostaria de ter encontrar. E qual é esse fogo que Ele gostaria de encontrar em nós? A resposta está na primeira leitura de São Paulo: ‘É preciso colocar os nosso membros a serviço da justiça’. Mas a justiça de Deus é que dá ao outro o que ele precisa, como a bondade, a caridade e o respeito. É preciso perguntar para minha consciência: que justiça eu tenho dado para o outro? O que ele merece, ou o que ele precisa? Que hoje possamos reacender em nós o fogo da justiça, da santidade e da vida eterna”.

O Evangelho é de São Lucas: “Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: ‘Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra’”(Lc 12,49-53).

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!