Padre Márcio

Nas provações aprendemos as lições

Partilha da Palavra: Jr 28,1-17; Sl 118; Mt 14,22-36;

No livro do profeta Jeremias, ainda no tempo do rei Sedecias, temos a narração da presença de outro profeta, Hananias. Esse profeta parece que quis ser bem visto pelo rei e pela população, pois sua profecia dizia de um tempo bom, tempo em que Judá seria livre do jugo do rei da Babilônia.

Jeremias alertou Hananias que os profetas anteriores profetizaram tempos difíceis e ele profetizou um tempo de liberdade. Mas Jeremias logo percebeu que se tratava de uma falsa profecia, pois, naquele tempo, ainda era necessário que Judá estivesse subjugado pelo reinado babilônico. O tempo de sofrimento não é de todo ruim porque é possível crescer, amadurecer muito no tempo de escassez material e espiritual. Naquele momento, Judá precisava passar por mais uma purificação.

“as provações são oportunidades de aprendermos lições” | Fotos: Arquivo/cancaonova.com

Deus permite que aprendamos com as dificuldades. No Evangelho, depois de um dia agitado na missão, Jesus despediu as multidões e se retirou para estar com o Pai. Os discípulos subiram no barco e foram adiante, mas na madrugada Jesus foi ao encontro deles, andando sobre as águas.

Os discípulos ficaram assustados, mas o Senhor disse que não precisavam temer, então, Pedro pediu para ir ao seu encontro andando sobre as águas. Pedro conseguiu dar alguma passos e afundou, com isso, Jesus chamou sua atenção “Homem de pouca fé”.

Dessas provações os discípulos puderam tirar lições preciosas. Primeiro, não temer os fantasmas, depois, “caminhar” sobre a água é possível, mas, quando começar a afundar, clame pelo Senhor.

Os discípulos passaram pela provação do medo, porém, puderam aprender que era preciso confiar, ter fé e clamar pelo Senhor. Ninguém está ileso de passar por tentações, provações, dúvidas… Enfim, todos nós podemos vacilar em algum momento ou em vários momentos. Porém, precisamos tirar boas lições das dificuldades.

Já tivemos ou passaremos pelo medo? Sim! “Senhor, que nós confiemos mais”. Pois estamos bem na caminhada de fé, estamos até andando sobre as águas de tão bem que estamos espiritualmente e, de repente, sentimos um grande medo e começamos a afundar? Não tem problema, clamemos pelo Senhor.

Vamos lembrar sempre de que “as provações são oportunidades de aprendermos lições“. Vieram medos? Confiemos. Estamos afundado? Usemos o recurso de clamar por Jesus.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Padre Márcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário