Ouvir para ver

Partilha da Palavra: At 2,36-41; Sl 32; Jo 20,11-18

Hoje, no Evangelho, acompanhamos Maria Madalena que foi ao sepulcro com saudades do Senhor. Ela queria, ao menos, prestar uma homenagem Àquele que mudou a vida dela. Madalena encontrou dois anjos que questionaram sobre seu choro e Jesus fez o mesmo, mas ela achou que era um jardineiro.

Foto ilustrativa: master1305 by Getty Images

Nós lembramos de que foi no jardim que o homem (Adão e Eva) perdeu o paraíso, no jardim que o homem se revoltou contra Deus. Porém, com a Ressurreição de Jesus, num outro jardim, houve a reconciliação. Maria Madalena se alegrou ao escutar seu nome pronunciado pelo Cristo ao ouvir viu o Senhor.

:: Com o Ressuscitado, tudo é diferente

Nós estamos no tempo de muitas visualizações, é um mundo de espetáculo, ver, ver, ver… Precisamos mudar um pouco ou bastante isso, precisamos ouvir para ver, ouvir para perceber, ouvir para discernir. Quantas vezes “as aparências nos enganaram”?

No mundo de hoje, o das visualizações e do barulho, é necessário ouvir e para ouvir bem é essencial silenciar. Vamos fazer a experiência hoje de desligar o celular, a televisão, o rádio; pegar a Palavra e meditar sobre a Paixão do Senhor ou alguma realidade que precisamos pensar e discernir?

“Eu vi o Senhor”

Quando Maria Madalena percebe que é o Senhor, ela quis tocá-Lo, mas Jesus não deixou. Por quê? Porque, aqui, mais uma vez, Jesus estava ensinando a não se prender aos sentidos “tenho de ver para crer” ou “tocar para crer”, o Mestre ensina que não precisa tocar, pois é preciso crer com a consciência e com o coração.

:: Anunciar, buscar e acreditar

Por fim, que neste dia e Tempo Pascal, o Ressuscitado desperte nossos sentidos espirituais: o de ouvir e tocar com o coração, a partir da leitura espiritual e do silêncio. E, depois, ir testemunhar para os irmãos “Eu vi o Senhor”, mas primeiro silêncio e escuta.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Padre Márcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário