Quaresma | Cuidemos de nós mesmos, do próximo e do meio ambiente!

Nesta quarta-feira, 01 de março de 2017, o Padre Marcio Prado celebrou a Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

Na homilia, o sacerdote destacou que neste período quaresmal que iniciamos hoje, somos convidados à oração, à esmola e à caridade: “A belíssima liturgia de hoje fala de um desejo que deve brotar no nosso coração, ou seja, o desejo de conversão e de mudança de vida. Que esta quaresma seja um tempo forte de oração, de intimidade com Deus, de esmola, caridade e de jejum. São as marcas que nesta quaresma a liturgia nos aponta, isto é, os exercícios penitências. Para que servem os exercícios espirituais? Eles servem para nos preparar a fim de que alcancemos a meta de todo cristão: a conversão e o Céu. Jesus Cristo exerceu a oração, o jejum e a esmola, por isso, somos convidados a imitá-lo nestes exercícios penitenciais. Estamos na ‘Academia da Quaresma’.
Segundo o profeta Joel, a nossa oração deve ser de coração e interior, mas que também se manifeste de maneira exterior: jejum, lágrimas e gemidos.
E quando buscar a conversão? O Apóstolo São Paulo diz que: ‘é agora o tempo favorável; hoje é o dia da salvação’. Pode ser que esta seja a nossa última quaresma. Então, nesta quaresma, realmente busquemos o Senhor de coração e tenhamos intimidade com Ele.
Como Deus reage diante de uma oração sincera? Ele atende, conforme disse o profeta Joel na primeira leitura: ‘Ele é benigno, é paciente, cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo’. Deus está sempre disposto a perdoar, sendo assim, devemos dar passos em direção ao Senhor e pedir perdão a Ele. Como diz o Papa Francisco: ‘Deus não se cansa de nos perdoar’.
Jesus e a Igreja ensinam que o jejum é um exercício que nos faz ter domínio e educa os nossos apetites e as demais inclinações, por isso, o jejum se torna uma escola de disciplina para nós.
A esmola deve ser dada de coração e que não se manifeste somente na esmola de moedas, mas em tudo aquilo que pode favorecer o meu próximo. Também podemos manifestar a caridade com o outro através da paciência, do perdão e da reconciliação.
Por fim, a Campanha da Fraternidade deste ano, apresentada pelos Bispos do Brasil é uma forma concreta de exercitarmos a conversão cuidando do meio ambiente”.

O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa’ (Mt 6,1-6.16-18)”.

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Deixe seu comentários

Comentário