Providência Divina

Sal da terra e luz do mundo

São José de Anchieta

1Rs 17,7-16:

O profeta Elias foi perseguido pelo rei Acab, os corvos lhe trouxeram alimento, e hoje uma viúva de Sarepta o socorre. A Providência Divina sempre se manifesta na vida do homem de Deus e daqueles que estão a sua volta. No diálogo entre a viúva e Elias, vemos que aquela mulher precisou confiar na palavra do profeta, precisou confiar em Deus e, na fé, preparou o pãozinho para ele.

A fome e a escassez de alimento havia chegado naquela região, e a situação era tão dramática, que a viúva tinha um resto de farinha e azeite, que eram a conta para ela e seu filho – “comer e esperar a morte”, dizia ela. Quando, porém, ouvimos Deus e praticamos Sua ordem, temos a oportunidade de fazer a experiência com Sua providência; e não faltou óleo nem farinha para os pães de mãe e filho.

Hoje, somos chamados ao abandono na providência do Pai. Sim, Ele é Pai e cuida de nós. Vamos dar um passo ou vários passos na fé, e não nos faltará a farinha nem o pão. Se partilharmos o que temos, não faltará o essencial a nós.

Somos chamados, hoje, ao abandono na providência. O azeite serviu para fazer os pães para Elias, para viúva e para o filho. O azeite serve ainda para alimentar uma lâmpada, para que cumpra seu papel de iluminar. No Evangelho, Jesus declarou: “vós sois o sal, vós sois a luz do mundo”. Não há dúvida de que Elias foi uma luz para aquela família, foi um instrumento para que sobrevivessem.

Como-podemos-refletir-a-luz-do-mundo-que-é-Deus

Foto: kevron2001 by Getty Images

Como Elias deu sua contribuição? Na fé em Deus, ele foi uma luz. Hoje, precisamos ser essa luz uns para os outros, pois há muita gente desanimada, doente, desesperada por vários motivos.

Ser luz e levar a Luz, o Cristo, eis a nossa missão! Iluminar, dar esperança, apontar o caminho. Além de ser luz, ser sal, dar sabor; o sal servia e serve para dar gosto, o sal serve ainda para conservar o alimento.

O Senhor nos chama, hoje, a sermos instrumentos da providência na vida dos outros, ou seja, ser luz, ser sal, dar sabor à vida e conservar os valores cristãos. Ser sal e ser luz, ser agradável, ser verdadeiro, ser santo.

Padre Marcio Prado 
Vice-Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário