Somos provocados a escutar a voz do Senhor Jesus

Desde menino, monsenhor Jonas soube escutar os seus pais e a Deus e, de forma muito simples, deixou-se conduzir por Ele

Pe. João Gualberto Ribeiro. Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

Neste dia, é uma alegria muito grande comemorarmos o aniversário natalício de nosso fundador monsenhor Jonas.

O tempo que estamos vivendo, o tempo do Advento, a Liturgia é muito intensa, pois estamos aguardando Aquele que vem, o Salvador, um Deus que caminha com o Seu o povo, um Deus que abre a boca dos discípulos e anuncia os acontecimentos futuros.

Nesta semana, próxima ao Natal, ouvimos os anúncios que os Anjos fizeram do nascimento de Sansão, de João Batista e de Jesus. O nascimento nos fala de um momento de grande expectativa.

A voz de Deus ecoa em nosso coração

Neste tempo do Advento, sinto-me inflamado, pois a voz de Jesus ecoa em nosso coração de forma profunda. É impossível não nos deixarmos mover e comover por Deus, porque tudo o que Ele prometeu, está acontecendo, já aconteceu e continuará a  acontecer. O hoje de Deus está sendo concretizado!

A Sagrada Escritura sempre utilizou da relação do homem com Deus. Israel sempre foi conotado como a esposa de Deus, aquela que deveria caminhar na fidelidade com Deus. Quando o esposo ou a esposa que ficaram longe um do outro se reencontram, eles sabem muito bem da emoção e do movimento interior que isso lhe causam.

A Liturgia nos mostra o cântico do encontro. O inverno é o tempo frio onde as pessoas buscam se aquecer em casa, é um período que nos leva ao recolhimento. Quando o inverno nos leva a esse recolhimento com Deus, precisamos ser animados novamente.

Escutemos a voz do Senhor

A Primeira Leitura vem nos mostrar o cenário do retorno, a alegria da esposa que espera a chegada do esposo que levou os rebanhos para outra região com pastagens melhores. Ela faz festa e prepara tudo. O esposo vem sobre as montanhas e ela reconhece a sua voz e vai ao encontro dele. É assim que o nosso coração deve se voltar ao Senhor.

Muitas vezes, as preocupações da vida nos invernam, mas precisamos animar o nosso coração. Somos provocados a escutar a voz do Senhor Jesus.

Depois de Maria ouvir o anúncio do Anjo, uma nova primavera se estabeleceu e, quando ela soube que Isabel, sua parenta de idade avançada, estava no sexto mês de gravidez, ela se alegra e vai ao encontro da velha humanidade, vai levar Aquele que estava em seu ventre.

Deus sempre é fiel no cumprimento de suas promessas, Ele é o único que fala e faz acontecer. O Natal é um momento de alegria muito grande. É o tempo de espera que nos prepara para estar com Ele.

Desde menino soube escutar a Deus

Conheci monsenhor Jonas como: o padre Jonas da Canção Nova. Ouvindo suas pregações, participando dos encontros da Renovação Carismática Católica me atrai muito. Tudo o que está na Liturgia de hoje, aconteceu na vida dele. Desde menino ele soube escutar os seus pais e a Deus e, de forma muito simples, deixou-se conduzir por Deus.

Foi a caminhada perseverante e a escuta a Deus que o fez um grande filho de Maria. Monsenhor, ordenou-se padre, conheceu a RCC e dentro dele havia o desejo de experimentar o batismo do Espírito Santo e, depois disso, ninguém mais o segurou, pois ele aprendeu a escutar a voz do Amado.

O legado de monsenhor Jonas

Celebramos, neste ano, 40 anos da Comunidade Canção Nova; e, monsenhor Jonas está deixando um grande legado aos seus filhos, netos e bisnetos. Sinto-me feliz por ser um dos seus filhos e agradeço a Deus por sua entrega.

Neste tempo do Advento, monsenhor Jonas celebrou duas festas: o seu aniversário de sacerdócio e, hoje, o dia de seu nascimento. Antes mesmo que fosse gerado no ventre da sua mãe, Deus já tinha lhe chamado. A sua humildade, fidelidade, obediência e constância a Deus nos atrai. Graças a entrega dele estamos todos aqui hoje.

Gostaria que a Virgem Maria, como um presente de aniversário, viesse nos visitar, trazer Jesus para o nosso coração.

Homilia da Santa Missa, em ação de graças pelo aniversário de 82 anos de monsenhor Jonas Abib, feita pelo padre João Gualberto Ribeiro.