Tementes a Deus como São José

Dedicada a São José, a homilia no Santuário do Pai das Misericórdias dia 19, Festa de São José, realizada por Roger Araújo, sacerdote da Comunidade Canção Nova

O padre afirma: Hoje que queria que São José suscitasse isso no nosso coração.

Que nós não tirássemos o nosso olhar da Aliança com Deus.

No mundo conturbado que nós vivemos hoje, é difícil até perguntar quem é que se lembra da aliança com Deus, do compromisso com Deus, dos propósitos de viver na santidade e na vontade do Senhor. São José para nós não é apenas um mero intercessor, pelas nossas causas e necessidades, José é um modelo, José é uma seta, José é aquele que aponta uma direção. Sua casa, sua família, seu casamento, seu trabalho, precisa encontrar uma direção, precisa encontrar uma luz. São José está mostrando pra nós a seta, é por aqui que anda, é nesse caminho que se vai, é por aqui que temos que andar, e a seta que José nos aponta e nos apresenta é a fidelidade a aliança para com deus nosso Senhor, levar Deus a sério, fazer de Deus um amor primeiro da nossa vida, da causa que vivemos, da nossa família e assim por diante.”

Liturgia do dia

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado. (Mt 1,16.18-21.24a)

Primeira Leitura (2Sm 7,4-5a.12-14a.16)

Responsório (Sl 88)

Segunda Leitura (Rm 4,13.16-18.22)

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a)

São José, Valei-nos!