.

Deus Pai criou todas as coisas e nos criou por amor

“O Pai me ama” além de ser o tema da festa do Santuário do Pai das Misericórdias, neste ano de 2019, é uma proclamação que cada pessoa é convidada a fazer, pois se trata de uma verdade pregada e vivida pelo Seu Filho amado Jesus Cristo. Deus Pai nos ama, Deus Pai ama você que lê, agora, estas palavras. Por isso, eu lhe proponho três passos para tomar posse dessa verdade, de que “O Pai me ama” ou “O Pai nos ama”: tomar consciência, acolher e viver o amor do Pai.

Tomar consciência do amor do Pai – Como fazer isso? Bom, façamos uma reflexão sobre de onde viemos, o que estamos fazendo, neste mundo, e para onde vamos. Você já deve ter ouvido alguém falar isso ou já se fez essas perguntas, por isso, o primeiro convite é tomarmos consciência, pensarmos, refletirmos, questionarmo-nos sobre a nossa existência. Já escutamos algumas teorias, e a mais famosa e aceita é a do “big bang”, uma explosão onde se uniram elementos, e assim a vida e, depois, todo processo de evolução que chegou até o que somos hoje. Maravilha! Então, podemos pensar: quem causou a explosão? Quem criou tais elementos que se juntaram e que resultou na natureza: homens, animais, plantas, terra, água…?

A Bíblia não é um livro científico, mas um livro de fé; e o livro do Gênesis narra a criação, e é impressionante a riqueza de detalhes, onde, em resumo, ousaria dizer que Deus é o Todo-poderoso que criou todas as coisas. Que ser seria capaz de criar o que temos hoje? E o que se cria, hoje, faz-se a partir do nada? Deus criou todas as coisas não somente a partir do nada, mas a partir d’Ele mesmo, pois o Senhor é a fonte e a origem de todas as coisas, assim nos ensina a teologia. Então, o primeiro passo é tomarmos consciência de que Deus Pai criou todas as coisas e nos criou por amor.

Um segundo passo, que podemos dar depois de tomar consciência do amor de Deus, que nos criou por amor, é tomar posse desse Seu amor. Quando o Pai nos amou? A pergunta está errada! Quando o Pai não nos amou?! O Pai nos amou e ama sempre! Desde a criação, Deus nos amou. Ele criou todas as coisas por amor, falou por meio dos profetas por amor, apresentou-se em Jesus Cristo por amor, ou seja, nos quis neste mundo por amor.

O Pai só sabe amar. Essa é a especialidade d’Ele. Mesmo quando pecamos, quando estamos tristes, quando não Lhe obedecemos, Ele continua a nos amar. Mas é claro, Ele quer a nossa conversão, quer que deixemos de lado tudo aquilo que não convém a um filho.

Jesus já ensinava que devemos fazer a vontade do Pai (Mt 7,21), pois, quando fazemos a vontade d’Ele, fazemos parte de Sua família (Mt 12,49-50). Quando fazemos Sua vontade, somos felizes (Jo 15,10-11); quando fazemos Sua vontade, herdaremos a vida eterna (Jo 6,40). Assim, se tomarmos consciência de que fomos criados pelo Pai, se tomarmos posse do Seu amor por nós, o terceiro e último passo, nessa breve reflexão, é vivermos o Seu amor por nós e para os outros.

É muito bom receber um presente, mas é bom também dar presente. É muito bom receber uma bênção, mas é bom também ser uma bênção. Por isso, o Pai das Misericórdias concede a Sua misericórdia e quer usar de nós como canais dela (cf. Lc 6,36). “De graça recebemos de graça devemos dar” (Mt 10,8b). Sejamos apóstolos da misericórdia!

Padre Jonas Abib, quando teve a inspiração de que a Canção Nova seria a casa da misericórdia, não se tratava apenas de um espaço construído, mas sim que cada membro da comunidade seria essa casa de misericórdia. Hoje, quero estender esse pensamento a todos nós que recebemos a misericórdia de Deus, porque todos nós somos a casa do Pai das Misericórdias. Portanto, se Deus Pai é misericordioso conosco, devemos ser também para com os outros.

Enfim, Deus Pai, o Pai das Misericórdias, amou-nos e ama-nos. O Pai das Misericórdias concede a Sua misericórdia aos filhos arrependidos e àqueles que não estão arrependidos, pois Ele também ama e deseja apenas um passo, uma tomada de consciência para dar aquele abraço forte. O Pai nos ama em Seu Filho Jesus Cristo, o Pai nos ama sempre e quer que sejamos Sua misericórdia neste mundo.

Aproveito para convidá-lo para fazer uma experiência com a misericórdia do Pai. Entre os dias 14 e 16 de junho, teremos a Festa do Pai das Misericórdias na Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). Viveremos momentos de reflexão e oração, um momento de encontro com o Pai das Misericórdias que nos amou e continua a nos amar.

Padre Márcio Prado
Vice-Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário