HOJE

Núncio apostólico do Brasil visita a Canção Nova

“Quando um bispo nos visita, é o próprio Cristo quem nos visita ” (Mons. Jonas Abib)

No domingo, dia 15 de maio, a Comunidade Canção Nova recebe o Núncio Apostólico do Brasil. É a primeira vez que dom Giambattista Diquattro visita a sede da comunidade. Em mensagem aos membros da Canção Nova, o fundador, monsenhor Jonas Abib, afirmou ser esta uma oportunidade para celebrar o dom da comunhão eclesial e renovar a fidelidade e adesão ao magistério do Papa Francisco, de quem o Núncio Apostólico é o representante.
A programação faz parte da visita do Núncio Apostólico à diocese de Lorena, e um destes momentos conta com a celebração da missa, no domingo, dia 15 de maio, no Santuário do Pai das Misericórdias, às 9h30, que será transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Conheça um pouco mais sobre a missão do Núncio e a sua presença no Brasil

Vem do tempo do Império as relações diplomáticas entre o Brasil e Santa Sé. O primeiro enviado do Papa ao nosso país foi recebido por Dom Pedro I, em 1829, sendo o primeiro Núncio apostólico no Brasil o bispo italiano Pietro Ostini.
Desde então, já passaram por aqui 32 núncios, que ajudaram a proteger e solidificar a religião católica no país.
Mas você sabe qual a missão do Núncio Apostólico?

A resposta encontramos no Código do Direito Canônico (Cânones 362 – 367), que explica que o Núncio Apostólico é o Representante do Papa, uma espécie de embaixador da Santa Sé. Tem como missão efetivar vínculos e tornar eficaz o diálogo e a proximidade das Dioceses e Bispos com o Pontífice. Mas como se trata também de um papel diplomático, o Núncio é o responsável por promover e estimular o diálogo e as relações entre a Santa Sé e as autoridades do País ao qual ele corresponde.
Quem também nos ajuda a compreender o papel deste representante pontifício é o Papa emérito Bento XVI, que, durante um discurso, em 2007, afirmou: “Cada Núncio Apostólico é chamado a consolidar os vínculos de comunhão entre as Igrejas particulares e o sucessor de Pedro. A ele é confiada a responsabilidade de promover, juntamente com os pastores e com todo o Povo de Deus, o diálogo e a colaboração com a sociedade civil, para realizar o bem comum. Cada Núncio apostólico constitui a presença do Papa que, através dele, se torna próximo de todos que ele não pode encontrar pessoalmente…”.
Sendo assim, nos encontrarmos com o Núncio é como se nos encontrássemos como o Papa.

“Cada Núncio apostólico constitui a presença do Papa que, através dele, se torna próximo de todos que ele não pode encontrar pessoalmente…”.

Núncio no Brasil

Há 193 anos, o Brasil conta com a presença de um representante do Papa em seu território. Desde 2020, essa missão foi confiada ao bispo italiano Giambattista Diquattro, que é formado em Diplomacia Vaticana, é ainda teólogo e canonista. Antes de ser enviado para o Brasil, ele foi núncio apostólico no Panamá, na Bolívia, na Índia e Nepal, tendo ingressado no Serviço Diplomático da Santa Sé, em 1985, no pontificado de João Paulo II. A pedido do Papa Francisco, ele veio para a nunciatura brasileira, para substituir Dom Giovanni d’Aniello, que havia passado oito anos no cargo.