Santuário Pai das Misericórdias faz abertura da Campanha da Fraternidade

O Santuário do Pai das Misericórdias realizou hoje, 06, a Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas, na qual inicia-se a Quaresma, tempo forte e de conversão para todos os cristãos. Também, neste dia, dá-se início a Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas no Santuário | ( Crédito da Foto: Wesley Almeida)

:: Veja aqui mais fotos da Santa Missa

A celebração teve início às 7h, e foi presidida pelo Vice-Presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira.

Confira trechos da homilia:

Quaresma é tempo de preparação para vivermos com vigor a fé em Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador. Ela deve ser acompanhada com o compromisso de uma vida nova.

O apelo que a liturgia nos faz é de uma contínua conversão como ouvimos na segunda leitura: “Deixai-vos reconciliar com Deus. Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.”

Conversão, irmãos, significa renúncia, rejeição consciente ao pecado, para que possamos assumir, em nossa vida, a vida nova, comprometida com o Reino de Jesus.

Ao recebermos as cinzas em nossas cabeças, iremos dizer: “Obrigado, Senhor! Porque ressurgimos das cinzas do mal”. As cinzas simbolizam aquilo que já foi queimado,e assim é o nosso pecado, ele foi queimado em Jesus Cristo. Desse modo, ressurgimos do nosso pecado e assumimos a vida nova. Chegou para nós o dia da salvação. É sim uma rejeição clara ao pecado.

Tanto na Primeira Leitura quanto no Evangelho, ambos destacam a importância dos gestos penitenciais. Estes contribuem na nossa conversão: jejum, esmola e oração.

Fazer penitência é para que sejamos homens e mulheres novos comprometidos com o Evangelho. Não é para sermos notados ou aplaudidos. Não! A motivação do nosso coração deve ser a conversão ao amor de Deus.

Jejum

Muito mais do que o alimento material, nós temos necessidade do amor de Deus. Gesto importante para que possamos exercer a solidariedade aos irmão que merecem respeito como filhos de Deus.

Esmola

Oportunidade de vivenciarmos o conselho evangélico de pobreza, mas também, contribuirmos com a justiça social.

Oração

Diálogo de amor com Deus. É um coração que se encontra em Deus. Assumimos nela a condição de filhos que amam a Deus e que n’Ele confiam.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema: “Fraternidade e política públicas” e como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Assim, nos confiemos à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, para que neste Tempo Quaresmal sejamos transformados em Cristo Jesus.

O lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Nesta CF 2019, a Igreja, no Brasil, pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum.

A CNBB apresenta anualmente a Campanha da Fraternidade como um caminho de conversão quaresmal. Onde tem como objetivo ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, provocando a renovação da vida da Igreja e, ao mesmo tempo, a transformação da sociedade a partir de temas específicos.

Neste ano, a Conferência convida a todos a percorrerem o caminho da participação na formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis, como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro.

Outras informações acesse: CNBB – Campanha da Fraternidade 2019