Patronos da Canção Nova

“Não posso deixar de recordar que maio é o mês de Maria. Como os discípulos no Cenáculo, nos unimos a Mãe de Jesus, Nossa Senhora Auxiliadora, na expectativa de um Novo Pentecostes” (Monsenhor Jonas Abib)

Nesta sexta-feira, 24, acontecerá no Santuário do Pai das Misericórdias, sede da Comunidade Canção Nova, a Entronização das imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e de Dom Bosco, patronos da Canção Nova.

A Cerimônia de Entronização não será transmitida pela TV Canção Nova e acontecerá após a tradicional Santa Missa das 7h, que acontece diariamente no Santuário do Pai das Misericórdias.

A data escolhida, 24 de maio, é quando a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, título esse que trata-se de uma invocação instituída pelo Papa Pio V, no ano de 1571, após a grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano no estreito de Lepanto, que era a porta de entrada para a Europa.

O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou esta invocação para sua Congregação Salesiana porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. A fundação de sua família religiosa, que difunde pelo mundo o amor a Nossa Senhora Auxiliadora, deu-se sob o ministério do Conde Cavour, no auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades.

No ano de 1862, as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, São João Bosco iniciou a construção, em Turim, de um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos.

A partir dessa data, Dom Bosco que, desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, lhe unirá sempre o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi “Ela (Maria) quem tudo fez”, quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora, congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.

Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-A com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto d’Ela ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”.

Desde 21 de janeiro de 2009, a Canção Nova faz parte da Grande Família Salesiana e, naquela ocasião, monsenhor Jonas Abib disse: “Unida à vasta Família Salesiana, a Canção Nova quer contribuir ainda mais com a salvação da juventude do Brasil e do mundo. Que bom que você também faz parte dessa família formada de pessoas renovadas pelo Espírito Santo, assim como o foi Dom Bosco”.

:: Somos Família Salesiana

Sendo assim, queremos convidar a você, Família Canção Nova, para viver este grande e importante momento!