Dom Terra celebra no Santuário do Pai das Misericórdias

Profeta é ‘aquele que tem uma intimidade com Deus”, afirma Dom Terra

Confira trechos da homilia de Dom Terra deste sábado, 26 de novembro, na Santa Missa das16h:
“Estamos celebrando o Advento, o primeiro dia do Ano Litúrgico, do Ano A da liturgia. Advento: vinda do Senhor. Não é uma vinda; são três vindas: Ele veio, Ele vem, Ele virá. É uma recordação, memorial da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Recordamos a vinda histórica na carne. Ele veio à dois mil anos. Por isso, o Advento é uma recordação do passado do nascimento e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. (…) No Sacramento, Ele vem agora neste instante. Ele virá. A liturgia gosta de meditar mais na última vinda. (…) As três vindas: Ele veio na carne, Ele vem na graça, virá na glória.

Vamos para a Casa do Senhor

O profeta Isaías recorda a montanha colocada no topo, no pino, olhando todas as cidades, todas as colinas e todas as nações acorrerão para a Jerusalém celeste; correndo: é a vinda do Senhor. (…) Corramos para a Casa do Senhor para que nos mostre Seus caminhos, para que possamos cumprir seus preceitos.
Profetismo: o profeta vai revelar os caminhos do Senhor, nos leva a cumprir os preceitos do Senhor. É a missão do profeta. Ele nos fala em nome de Deus. (…) O profeta nos convida a nos deixarmos guiar pela luz do Senhor.”

“Na segunda leitura, da Carta de São Paulo aos Romanos: já é hora de despertar. Celebramos o tempo do kairós; a salvação está mais perto de nós quando abraçamos a fé. (…) Somos convidados pela liturgia a despertar. Nós viemos dormindo na nossa fé tranquila… O profeta não nos deixa tranquilos. O profeta é aquele que vai nos excitar e animar; e, animado pelo fogo de Deus quer que todo o mundo seja abrasado.

“No Evangelho do dia de hoje, São Mateus e seus discípulos anunciam o Filho do Homem que vai chegar: é o Advento. Vem agora neste altar. Virá na glória. (…) Estar vigilantes. O profeta nos alerta. Estar vigilantes. Por isso, ficai preparados porque na hora em que menos pensais o Filho do Homem virá.

Peregrinos presentes no Santuário do Pai das Misericórdias

Hoje há profetas

“Quando falamos de profeta, pensamos no profeta do Antigo Testamento. Não é assim. O Novo Testamento fala do profeta, hoje, atuando. (…) Nas comunidades da Igreja primitiva, homens eram conhecidos como profetas. São Paulo é enviado pelos profetas de Antioquia para evangelizar a Europa. E assim começa essa grande missão da catequese, da conversão da Europa. (…)
No Antigo Testamento, já Moisés falava que Deus o chamou, que tinha a missão de ser profeta mas colocou setenta profetas. Josué falou: ‘Alguns estão profetizando fora do Templo’. Moisés falou: ‘Oxalá todos fossem profetas’. Deus já havia derramado no coração de cada um o dom de profecia, o dom da palavra, o dom de anunciar.”

“Hoje há profetas. (…) Os fundadores das ordens religiosas são profetas: Domingos, Francisco de Assis: seu exemplo mudou a sociedade; a sua palavra arrebatava as multidões. (…) Há profetas ainda hoje. Vemos que surge aqui na terra um papa que teve a coragem de convocar um concílio ecumênico, uma revolução na Igreja. Isso não é ser um profeta? E o outro papa? Papa que veio de longe e peregrinou por todos os cantos da terra. e conseguiu dinamizar as multidões. Esse papa que inventou a Jornada Mundial da Juventude. É um santo profeta.
Na Igreja surgem tantos profetas! Eu conheci o Pe. Jonas Abib no comecinho do seu trabalho. Era apenas um salesiano humildezinho. E, hoje, o que é isso aqui? [Canção Nova.]
O Padre Léo era um profeta… O Prof. Felipe Aquino: é um profeta planetário.”

“Nós temos fé! Nós que esperamos a vida eterna. devemos acreditar que Deus envia profetas. O que é profeta? Aquele que tem uma intimidade com Deus.