Comemoração de todos os Fiéis Defuntos

“É um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados”

No dia 02 de novembro, celebramos todos os Fiéis Defuntos, todos que morreram e partiram desta vida. Desde os primeiros livros da Bíblia, lemos que existia um carinho especial pelos que morriam e, inclusive, corpo embalsamado e um grande funeral para Jacó (Gn 50,1-14). Também, na morte de Moisés, houve luto por trinta dias (Dt 34,5-8); os ossos de José foram trasladados para Siquém (Js 24,32). Enfim, reza-se, ainda, pelas almas.
Embasados pela Palavra de Deus “já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados” (2Mc 12,46), rezar pelos mortos e enterrar os mortos são obras de misericórdia. A Igreja ensina e motiva a cada fiel a praticar a caridade da oração. E que, ao rezar pelas almas e rezar para as famílias, sejam confortadas e animadas à fé na ressurreição.
Parece estranho ou soa estranho aos ouvidos dizer que essa data é “Comemoração”. Mas, não se trata de comemorar a morte, pelo contrário, neste dia, de maneira especial, celebramos/comemoramos a vida dos fiéis que entraram na vida eterna. Santa Teresinha do Menino Jesus ensinava “Não morro, entro na vida”, por isso, comemoramos, pois, cada irmão não morre, e sim entra na vida eterna. Assim cremos, assim professamos.

Gratidão, louvor e oração

Sem dúvida é dia um de muitas saudades, bate aquela tristeza porque não se tem a presença física daquela pessoa. Porém, convido você a louvar a Deus pela pessoa que você sente saudades. Louve a Deus pelo tempo que essa pessoa passou aqui na terra, louve a Deus e traga para si os valores, o bom exemplo que essa pessoa transmitiu.
Talvez, lembremos de algumas pessoas que não morreram tão santamente, mas, na verdade, até os que morreram santamente precisam de nossas orações. Santa Mônica, mãe de santo Agostinho, em seu leito quase para morrer, pediu que seu filho sempre se lembrasse dela no sacrifício Eucarístico. Sim, rezamos pelos que morreram em pecado e por aqueles que morreram santamente para que alcancem a vida eterna.
A Igreja, hoje, ensina: “Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é: confissão sacramental, comunhão Eucarística e oração na intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Enchir. Indulgentiarum, no 13)”.

Todos nós morremos em Adão, mas ressuscitamos em Jesus Cristo

Então, aproveitemos mais esta oportunidade de graça:  vamos agradecer pelo dom da vida de cada um que partiu desse mundo. Lembrar e louvar pela vida desses e trazer para nós suas virtudes, o que de bom podemos imitar e, por fim, rezar por essas almas para que alcancem o Paraíso. Lembramos que, a indulgência plenária trata-se do perdão total, pleno e a indulgência parcial, como já diz o nome é parcial, uma parte.
Por fim, no dia de Finados a Indulgência Plenária só é aplicada aos Fiéis Defuntos, para se alcançá-lá, deve-se: rezar numa Igreja, em um oratório público ou semipúblico, rezar o Pai Nosso e o Creio, confissão sacramental, comunhão Eucarística, e oração na intenção do papa (Pai Nosso, Ave Maria ou outra oração).
Rezemos, participemos de uma Missa na paróquia e, se possível, visite um cemitério. É um dia até de saudades, de lágrimas, mas é um dia de professarmos a nossa fé na Ressurreição. Todos nós morremos em Adão, mas ressuscitamos em Jesus Cristo (1Cor 15,22). Assim a morte não tem a ultima palavra porque em Cristo não morremos e sim entramos na vida eterna.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE FINADOS NO SANTUÁRIO
07h00: Santa Missa (TV e RádioCN)
09h00: Santa Missa
10h00: Terço Mariano