Padre João Gualberto

Reitor do Santuário Pai das Misericórdias celebra 25 anos de Sacerdócio

O Santuário Pai das Misericórdias e a Comunidade Canção Nova celebram, hoje, os 25 anos de sacerdócio do Padre João Gualberto

Padre João Gualberto, ao celebrar sua trajetória de sacerdote, recorda os principais momentos que viveu nos últimos 25 anos de missão. Para ele, foi o próprio exercício do sacerdócio e o dia a dia, a vivência e a prática do sacerdócio que marcaram esse tempo. Compreender e assumir o ser padre foi o maior desafio para ele. Esse processo o fez amadurecer e o ajudou a entrar no mais profundo do que é ser um sacerdote.

O padre relatou ainda que, quando era jovem, trabalhava com os Vicentinos. Os Vicentinos têm o carisma da santificação pela prática da caridade. Foi essa espiritualidade que fez despertar nele o desejo de santidade. A busca da santidade de vida me fez amadurecer e descobrir o chamado ao sacerdócio.

A Canção Nova na sua história

Padre João conheceu a Canção Nova quando a Renovação Carismática Catílica (RCC) começou a despontar no Brasil. Foi nesse período que ele teve os primeiros contatos com padre Jonas Abib e padre Eduardo Dougherty, sacerdotes que estavam muito envolvidos com a expansão do Batismo no Espírito Santo.

Padre João Gualberto e os sacerdotes da Comunidade Canção Nova ao final da Santa Missa celebrativa aos seus 25 anos de sacerdócio.

No seu coração, já existia o desejo de uma vida em comunidade, mas ele ainda não sabia em que lugar. Foi o contato com o padre Jonas e sua identificação com o carisma Canção Nova que amadureceram esse chamado.  Após esses 25 anos, padre João se considera um sacerdote maduro no exercício do sacerdócio

Vem e segue-me!

Padre João aproveitou a celebração do seu sacerdócio para chamar novas vocações: “Sua primeira vocação é Deus. Ele é o primeiro que o chama. Se você ouvi-Lo, você vai saber onde Ele quer que você atue com o seu carisma, com o seu dom. Então, a sua vocação você vai descobrir. Se você se aproximar mais de Deus, aí sim você vai despertar a sua vocação com mais clareza e com mais segurança.”

Veja a entrevista na íntegra

Homilia durante a Missa dos 25 anos de Sacerdócio

Na liturgia de hoje, 7 de junho de 2023, as leituras nos chamam a não ficarmos no entendimento errôneo do próprio Deus. Muitos vivem como se a religião fosse um solução para esse tempo presente. E Jesus mostra e faz enxergar que, ao nascermos para Deus, não ressuscitaremos para essa realidade, mas para uma nova realidade transformada. Assim como os anjos, sem mais necessidade de casamento. Hoje, somos chamados a um entendimento mais profundo de Deus. Para que, dessa forma, possamos conduzir a nossa vida sem erros e sem tropeço, mas com segurança.  

Padre João Gualberto durante a homilia no Santuário Pai das Misericórdias.

Assim como Jesus anuncia a boa nova de Deus e convida seus interlocutores a ver Deus como Ele é, o sacerdote tem o dever de ensinar e conduzir o povo a Deus. Padre João, durante a homilia, partilhou que foi esse também o seu trabalho nesses 25 anos de sacerdócio. De modo especial, padre João relembrou, durante a Santa Missa, a vida de todos seus paroquianos, de todos os locais por onde já passou. Pediu, assim, que a graça de Deus renove a fé de todas essas pessoas  que esteve como pastor. Relembrou, em oração, de todas as pessoas a quem ele ministrou o batismo, atendeu em confissão e direção espiritual, pedindo que nenhuma das almas confiadas a ele por Deus se perca. 

Espiritualidade da Santíssima Trindade

Padre João Gualberto, antes de ingressar na Comunidade Canção Nova, trabalhou durante 10 anos na Arquidiocese de Ribeirão Preto. Local onde foi ordenado sacerdote por Dom Arnaldo Ribeiro durante a Solenidade da Santíssima Trindade.

Diácono Nelsinho Côrrea, ao falar sobre os 25 anos de sacerdócio de padre João Gualberto, relembra que o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, dizia que nada na nossa vida é coincidência, mas sim a mão providente de Deus a conduzir todas as coisas. Diante dessa realidade, Nelsinho Côrrea fala da ligação divina entre a ordenação sacerdotal de padre João e a escolha da sua pessoa, após 25 anos, como reitor do Santuário Pai das Misericórdias. Tanto sua ordenação como a Festa do Santuário Pai das Misericórdias acontecem durante a Solenidade da Santíssima Trindade. Com certeza, um sinal visível da vontade de Deus sobre a sua missão sacerdotal. 

A Família

Esteve presente, durante a Santa Missa celebrativa dos 25 anos de sacerdócio do Padre João Gualberto, três irmãos do sacerdote. Para eles, a pessoa do padre João é um dom para a família. Ele, embora seja o filho caçula, é quem ocupou a figura do pai dos irmãos. Uma referência de filho, irmão e sacerdote. 

Confira as fotos da Santa Missa em celebração aos 25 anos de sacerdócio do padre João Gualberto

 

Reportagem: Magda Ishikawa Florêncio
Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário