Reitores de Santuários de todo o Brasil se reúnem em Trindade-GO

Foto: Danilo Eduardo – AFIPE

Que os reitores de Santuário possam viver, com fidelidade, a missão que a eles foi confiada

No penúltimo dia (21/02) do 23° Encontro Nacional de Reitores de Santuário, os reitores e administradores de Santuário participaram da Missa presidida pelo reitor padre Robson de Oliveira, na Basílica Santuário do Divino Pai Eterno. O padre acolheu aos participantes do encontro e aos peregrinos. Em sua reflexão, ele convidou os evangelizadores dos Santuários para responderem sempre que Jesus é o Messias, e proclamarem essa verdade com atitudes de acolhida ao próximo e, também, serem peregrinos em seus Santuários.

Após a Santa Missa, os participantes do evento visitaram o medalhão encontrado pelo senhor Constantino e, também, a imagem esculpida por um artista da época. Foi um momento de devoção e oração desses agentes de Santuário.

Em seguida, a visita foi ao Carmelo de Trindade. As monjas os acolheram com um belo sorriso no rosto, pediram orações e se comprometeram a rezarem por eles.

Bem perto do mosteiro temos umas das principais obras de caridade de Trindade, a Vila Cottolengo. A Vila acolhe pessoas limitadas fisicamente e mentalmente. Pessoas, infelizmente, descartadas por familiares e pela sociedade. Os padres redentoristas, seis irmãs, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, e profissionais da saúde fazem um trabalho magnífico de acolhida e amor com esses filhos de Deus.

                 Foto: Pe. Marcio Prado – CN

“A visita à Vila Cottolengo foi uma das melhores reflexões do encontro, na minha opinião. Por que cuidar dessa gente? Porque são gente! Na vila há uma frase que diz: ‘Nem a lua precisa do corpo inteiro para encantar o mundo’ (São Cottolengo), ou seja, lá chegam e são cuidadas pessoas limitadíssimas, mas que encantam com sua alegria e vontade de viver.”

O Pai realmente cuida de seus filhos. Depois, a visita foi ao local, onde daqui a alguns anos, os filhos do Pai Eterno poderão rezar, agradecer e se encontrar com o Pai. A nova casa do Pai Eterno, um projeto audacioso que o atual reitor padre Robson juntamente com uma grande equipe esforçam-se para a sua construção.

Na volta para o local das palestras, houve mais um momento de “mesa redonda”. Momento esse que, após uma pequena explanação sobre a liturgia nos Santuários, foi aberto para perguntas e respostas. Após um intervalo, a irmã Maria Irene Lopes partilhou sobre os trabalhos realizados a respeito do Sínodo da Amazônia que ocorrerá em outubro deste ano.

Por fim, sempre ao final do encontro, os participantes votam e escolhem o próximo Santuário a sediar o evento, o local escolhido foi o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento-SC. Que Santa Paulina interceda, desde já, por este encontro que ocorrerá em 2021, e interceda junto ao Senhor para que os reitores e administradores de Santuário possam viver, com fidelidade, a missão que a eles foi confiada.

Padre Marcio José do Prado

Vice-Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias 

 

Deixe seu comentários

Comentário