Sede Vacante: tempo de oração e esperança no Santuário do Pai das Misericórdias

Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias convida os fiéis ao espírito de oração e esperança durante o período de Sede Vacante

Foto: Canção Nova Roma

Padre Ricardo Rodolfo, responsável pela espiritualidade do Santuário do Pai das Misericórdias, explicou o papel do representante máximo da Igreja Católica, o Santo Padre o Papa. O vice-reitor disse:

“A figura do Papa, para nós cristãos católicos, está ligada a um alicerce. Um fundamento que nos leva a uma segurança maior em nossa catolicidade. Jesus instituiu o papado, quando Ele dá a Pedro o poder e as chaves de ligar e desligar no céu e na terra, como vemos em Mateus 16,13-19.

‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as forças do inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo que ligares na terra será ligado nos céus. E tudo que desligares na terra será desligado nos céus’.

Foto: Canção Nova Roma

E na figura do Papa, Jesus cumpre a sua promessa que fez a sua Igreja, como está lá em Mateus 28,20: ‘Eis que estou convosco, todos os dias, até o fim dos tempos’.

Jesus institui Simão como Papa, muda o seu nome de Simão para Pedro, onde está lá em João, capítulo 1,42: ‘Tu és Simão, filho de João, tu te chamarás Céfas, que quer dizer Pedro’.

E Pedro então faz a sua profissão de fé na Divindade de Jesus. Meus irmãos, minhas irmãs, Pedro é o primeiro Papa e toda a sucessão.

Foto: Canção Nova Roma

Com o falecimento do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, a Igreja vive o tempo da sede vacante. E qual deve ser nossa postura de cristãos diante dessa realidade? 

Viver um tempo em espírito de oração, de coragem e esperança. O Papa Francisco promulgou o ano Jubilar da Esperança. Nesta realidade que nós estamos vivendo, é o tempo de aflorar em nós esta virtude e esperar no Senhor que fará o melhor para nossa Igreja.

Então é assim que precisamos viver esse tempo de Sede Vacante, em espírito de oração, de coragem e muita Esperança, que nos leva à confiança. Nós podemos também viver as orações e motivações rezando o ‘Vinde, Espírito Santo’, para que o Espírito Santo guie a Igreja também na eleição do novo Sumo Pontífice.

Foto: Canção Nova Roma

O Santuário do Pai das Misericórdias, nesse tempo de Sede Vacante, também está em oração em sufrágio da alma do nosso querido Papa Francisco. Temos oferecido as Missas, o Terço da Misericórdia, o Terço Mariano que nós realizamos no Santuário do Pai das Misericórdias. Então, os fiéis podem, neste tempo, unir-se a nós participando desses momentos que acontecem em nosso Santuário. É um bom motivo para nós estarmos juntos e rezarmos pela alma do nosso Sumo Pontífice, o Papa Francisco, e pelo futuro Papa da Igreja Católica.”

Oração para o tempo de Sede Vacante

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias