O Pai está comigo

Confira como foi o sábado da Festa do Pai das Misericórdias

Na noite desta sexta-feira,10, deu-se início a Festa ao Pai das Misericórdias com a Santa Missa presidida pelo sacerdote da Comunidade Canção Nova padre Márcio do Prado. A Festa que está em sua 8º edição conta com uma programação pensada em você com o tema: “O Pai está comigo” (Jo 16,32).

Durante a homilia da Missa de Abertura, o sacerdote destacou a importância de se buscar a intimidade com Deus e de estarmos atentos às suas manifestações que acontecem no comum do dia a dia, “é a nossa tarefa buscar um caminho diário de encontro com Deus.”

“Filho e filha, aprendamos a bendizer Deus por tudo!” | Foto ilustrativa: Assessoria do Santuário

E ainda mencionando a primeira leitura (1Rs 19,9a.11-16), recordou a figura do profeta Elias que se refugiou da perseguição que sofrera, abrigando-se numa gruta e ali, naquela simplicidade, encontrou-se com Deus. E hoje, o mesmo Deus deseja se manifestar, na mesma simplicidade em nossas vidas, independente do que estamos vivendo: “Temos a figura de Elias, um profeta que buscava as coisas do Alto, as coisas de Deus. Nós temos um monte ou uma gruta para se encontrar com o Senhor, seja um estudo bíblico ou o terço, estes são meios e lugares de encontros com o Senhor.

Lembre-se que o profeta foi perseguido. E, os profetas anteriores a ele, haviam sido mortos. Mas, mesmo em meio a esta situação e ao medo, Elias buscou a Deus e este se manifestou a ele numa gruta, e claro, sem uma sintonia com o Senhor, Elias não perceberia que o próprio Deus estaria numa simples brisa leve. 

Não busque apenas o extraordinário. Tenha uma visão espiritual e um coração sensível para perceber Deus em tudo. Quem dera termos a sensibilidade de percebê-Lo na natureza, nas pessoas… Filho e filha, aprendamos a bendizer Deus por tudo!”

Já na manhã de sábado, a missionária Salette Ferreira, conduziu um momento de oração e, em seguida, o diácono Nelsinho fez a primeira pregação da Festa com o tema: “Deus Pai não abandona seus filhos.”

No início da sua colocação, o diácono acolheu os peregrinos e contou um pouco da história do mosaico que se encontra no Santuário e que é um dos pontos centrais que dá o nome ao próprio templo: Santuário do Pai das Misericórdias, retratando a parábola do Evangelho de Lc 15, 11-32. Cada elemento que compõe este mosaico tem um significado, como a estrela que recorda-nos que Maria é a Estrela da Evangelização e a pomba, que lembra-nos que o Espírito Santo é quem nos eleva ao Pai.

:: Conheça aqui os detalhes de cada elemento do mosaico

“Nosso pecado nunca vai ser maior do que a bondade de Deus.” Muitas vezes, não entendemos certas situações que acontecem em nossas vidas, pois estamos olhando apenas para tal momento e esquecemos que o Senhor enxerga o todo. “Nossa vida é como estes pedacinhos do mosaico, cada peça vai sendo montada a seu tempo,” disse o diácono.

Este mosaico do Pai das Misericórdias, primeiro no mundo com este título, foi montado, inicialmente, no chão deste Santuário e depois foi elevado e colocado onde se encontra hoje. “Quando estava aqui no chão o nosso olhar, por vezes, não percebia a grandeza do que hoje vemos como é de fato. Isto porque temos um olhar limitado da situação. “Irmãos, deixa Deus montar o mosaico em sua vida!”, destacou.

E continuou: “Deus Pai não abandona seus filhos. Se você está passando por dificuldades, saiba que todos nós passamos. O Pai quer te acolher neste dia. Ele é amoroso”.

A segunda pregação foi realizada pela missionária Salette Ferreira que falou sobre “O amor de Deus na família.” Ela iniciou a pregação falando do relacionamento que tinha com o seu pai e o quanto experimentou, em diversas situações, o amor de Deus Pai através da simplicidade e do amor de seu pai. E continuou lembrando que Deus quis uma família para manifestar o amor Dele.

“A nossa vida é uma explosão de amor do Pai das Misericórdias, que usou da sua família para chamar você a vida! Muitas vezes, reclamamos da vida que temos, mas ela é valorosa aos olhos do Pai! Deus quer e sempre quis nos salvar e é por isso que nos deu Seu Único Filho e O deu em uma família. A partir disso, temos acesso à eternidade. Se o Pai não lhe quisesse, Ele não tinha enviado você e toda a sua família. É um amor grandioso! Uma vez que nós experimentamos este amor e voltamos para ele, precisa passar por nós e ir ao encontro dos nossos familiares. Temos que corrigir nossos filhos? Temos! Mas, temos que amar muito mais!”

A misericórdia do Pai precisa passar pelo nosso coração. Temos que ser misericórdia para nossos filhos! Às vezes, queremos ser mais justos do que a justiça de Deus, mas a pedagogia que devemos fazer é a pedagogia do amor do Pai: se errou e se arrependeu? Perdoa! O amor revitaliza e regenera.

Ao fim da pregação, a missionária partilhou a situação familiar em que vive, onde sua mãe enfrenta, pela segunda vez, o câncer. Nesta luta, por conta da pandemia, a missionária ficou impossibilitada de visitar e acompanhá-la no tratamento e afirmou: “Eu sei que Deus cuidou e sempre continuará cuidando dela, pois Ele é Pai. Estamos em paz, pois Nele colocamos nossa confiança!”

Sônia Venâncio durante pregação sobre o relacionamento com a Virgem Maria

A parte da tarde deste segundo dia da Festa do Pai das Misericórdias foi intensa. O primeiro momento foi conduzido pela missionária da Comunidade Canção Nova, Sônia Venâncio, que meditou sobre o tema: “Unidos à Mãe de Jesus, estamos sob a proteção de Deus Pai.”

Sônia destacou a importância de termos um relacionamento com Deus e de transmitirmos, com a nossa vida, o amor do Pai. “Quem ama reflete a beleza do amor de Deus” 

E desta experiência com o Amor do Pai, Sônia convidou todos a buscarem sempre pela Mãe Santíssima, citando uma frase do Papa Francisco que pede que com insistência rezemos o santo rosário. “O papa nos diz que se o Pai do Céu bateu na porta de Maria, pedindo a ela ajuda, quanto mais nós devemos pedir sempre o auxílio dela”.

Sobre o relacionamento com Nossa Senhora, Sônia disse que precisa ser como o vivemos com nossa própria mãe, sabendo que Maria nos escuta, nos socorre, e também nos educa, nos corrige, nos forma. E disse que, por mais que não a vejamos com nossos olhos da carne, podemos a ouvir, a sentir ao nosso lado. E convidou todos a chamarem sempre pela Mãe, dizendo a ela todas as dores, as necessidades, pedindo socorro, sua companhia, sua proteção materna. 

Um dos meios, simples, mas eficaz para manter esta relação com a Mãe do Céu é a oração do terço, ou até mesmo as Ave Marias que no nosso cotidiano rezamos. E recordou Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, que mantém essa amizade com a Virgem Maria rezando sempre a ela. Recordou também Dom Bosco, fundador dos Salesianos, e patrono da Canção Nova, que quando era questionado sobre o crescimento do número de casas salesianos, dizia que elas eram construídas a partir da oração da Ave Maria. 

No final da pregação Sônia foi até a imagem da Virgem Pietá, onde inúmeros peregrinos colocam suas intenções ao visitar o Santuário do Pai das Misericórdias. E convidou os que estavam presentes a colocarem ali também seus pedidos, a deixarem no colo da Mãe todas as dores, as aflições e a confiar que ela está sempre ao nosso lado. E citando o Evangelho de Mateus, em que Jesus, na Cruz, vê sua Mãe e ao lado dela seu discípulo João, pediu que também cada um esteja sempre do lado de Nossa Senhora, porque certamente Jesus o verá. 

Após o momento de oração mariano, Padre Márcio Prado e Arthur conduziram o terço da Misericórdia.


A tarde foi encerrada com a celebração da Missa, presidida pelo bispo emérito de Lorena, Dom Benedito Beni. Na homilia da celebração da Véspera da Solenidade da Santíssima Trindade, Dom Beni disse que hoje a liturgia nos abre a porta do Céu, nos convida a contemplar e adorar a Trindade Santíssima. Afirmou que “a Trindade nos recorda que Deus é o Grande Mistério, infinitamente diferente de tudo que existe. Mas nos lembra que Deus não é um ser isolado, mas uma Comunidade de três pessoas que estão de tal modo unidas entre si que não forma três deuses, mas um único Deus.Não existe comunhão mais perfeita do que está.” 

O bispo emérito também citou que no antigo testamento encontramos uma preparação para a revelação feita por Jesus. Lá encontramos o título de Deus, que é Pai, mas se referindo a Ele como criador, e como quem fez uma aliança com o povo de Israel. Mas esta revelação da paternidade divina se torna completa com Jesus, pois Ele nos mostra que desde toda a eternidade Deus tem um Filho, que é Jesus.

Sobre esta revelação do Novo Testamento, dom Beni ainda explicou que para saber quem é Deus basta olhar para Jesus – “Ele é a imagem visível de Deus invisível”. 

Dom Benedito Beni durante celebração da Missa no Santuário do Pai das Misericórdias

Dom Beni também falou do Espírito Santo, dizendo que quando Jesus fala do Espírito se refere usando o pronome pessoal – Ele, deixando claro que se trata de uma Pessoa. E destacou algumas características do Espírito Santo, que é o Paráclito, Defensor, Consolador, Intercessor. “São Paulo afirma: ‘não sabemos orar, mas o Espírito Santo vem em socorro da nossa fraqueza, Ele é intercessor” 

O bispo encerrou a homilia recordando o Salmo 8, rezado nesta Liturgia – “Senhor nosso Deus, como é grande vosso Nome em todo universo. O Salmo nos convida a contemplar as maravilhas da Obra de Deus. Mas a obra mais preciosa de Deus é o ser humano, que foi colocado logo abaixo de Deus”. E explicou que o homem é o único ser da criação que é a imagem de Deus, e que Ele criou o ser humano para manter com ele uma comunhão, para fazer participar da vida divina. Somos convidados a nos lembrarmos desta relação com a Santíssima Trindade, inclusive quando começamos e terminamos uma oração, e traçamos sobre nós o sinal da Cruz, dizendo “Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. 

A noite foi encerrada com a Adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento foi conduzido pelo Padre Márcio Prado e por Salette Ferreira. 

Adoração ao Santíssimo Sacramento – Santuário do Pai das Misericórdias

Ao rezar diante de Jesus Sacramentado, padre Márcio agradeceu a Deus, Pai das Misericórdias, por nos ter dado Seu Filho, Jesus Cristo.

Ao falar do Amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, padre Márcio levou os fiéis que estavam presentes no Santuário, mas também os que acompanhavam pelos meios de comunicação, a contemplar a grandeza do Amor de Deus e a declarar a Ele a confiança na Sua infinita Misericórdia.

Padre Márcio refletiu sobre o trecho do Evangelho que relata a morte de Jesus na Cruz, quando ao ter o peito traspassado pela lança, jorrou do lado aberto Sangue e Água. “Do lado de Cristo jorrou o sacramento do Batismo e o Sacramento da Eucaristia. Jorrou para nós a graça de sermos filhos de Deus pelo Batismo, e a graça de termos o alimento, a Eucaristia”. Padre Márcio ainda recordou que o Santuário do Pai das Misericórdias fica no ponto mais  alto da Chácara de Santa Cruz. “E é daqui, deste monte, deste Altar que o  Senhor se revela mais uma vez a nós”.

 

 

Deixe seu comentários

Comentário