Conheça e reze à Pietá

A Pietà (em italiano é Piedade) é um tema da arte cristã em que é representada a Virgem Maria com o corpo morto de Jesus nos braços, após a crucificação. Associa-se assim às invocações de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Dores.

História

As primeiras pietà surgiram em finais do século XIII na Alemanha, onde é chamada Vesperbild. De sua origem em terras germânicas, o tema expandiu-se para outras regiões da Europa ao longo da Idade Média, expressando-se frequentemente tanto na escultura como na pintura. Aparentemente, as imagens medievais eram destinadas à contemplação mística dos fiéis, permitindo que o devoto se sentisse presente no momento do abraço sofrido entre Maria e Jesus. Nesse sentido, a pietà era uma imagem de devoção como o crucifixo, e por isso era representada isolada de outros personagens da Paixão de Cristo. É uma variação do tema mais antigo da “Lamentação de Cristo”, representações de Maria e Jesus morto acompanhados por José de Arimateia, Nicodemos, Maria Madalena e outros personagens.

A mais famosa pietà é, seguramente, a Pietà do Vaticano, esculpida em mármore por Michelangelo em 1499. Atualmente esta obra está localizada no interior da Basílica de São Pedro, em Roma.

Fonte: Wikipédia

Assim como Jesus, queremos que você viva a experiência de estar no colo da Mãe, Nossa Senhora e ali, entregar todas as suas preocupações, dores, sofrimentos, o que talvez você acreditava que já estava morto, os seus sonhos e também as realizações.

Reze agora com o Pe. Márcio Prado diante da imagem da Pietà no Santuário 

Virgem Maria, Nossa Senhora Pietá, Mãe da Misericórdia, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, coloco-me como filho necessitado de colo, de abraço, de amor. Mãe piedosa são tantos os meus pedidos, mas quero sobretudo vos agradecer pelo cuidado, pelo carinho e acolhida que a Senhora tem para comigo, seu filho.

Sou teu filho errante, pecador, mas desejoso do céu, a Senhora passou pelas dificuldades de ser esposa e mãe. Por isso Virgem Maria, esposa de São José, acolha as dores e dificuldades de minha família, das pessoas que me são queridas e das esquecidas por mim e pela sociedade. Como mãe, a Senhora, viveu as dores por causa do teu Filho, ele que sofreu na carne e no coração. Virgem Pietá como filho também sofro por causa das minhas limitações, assim peço vosso auxílio junto ao teu Filho Jesus por mim (silêncio e pedido)

Mãe,Virgem Pietá, decido-me em acolher e praticar o amor do Teu Filho Jesus, hoje tomo a firme decisão de romper com o pecado, decido-me por uma vida nova, assumo e retomo o compromisso que um dia fiz no batismo ou que meus pais e padrinhos fizeram por mim.

Quero, Virgem Pietá, imitá-la em suas virtudes, no amor a Deus, na disponibilidade e atenção ao próximo, na oração e no serviço aos necessitados, pois sei que se viver assim estarei a imitar o teu Filho Jesus, o Salvador, até que Ele venha em sua definitiva vinda.

Acolha Mãe essa minha humilde oração, Filha amada do Pai das Misericórdias, Mãe da Misericórdia encarnada, Jesus Cristo e Esposa do Espírito Santo, amém!

Deixe seu comentários

Comentário