Comunicar com misericórdia | Dia Mundial das Comunicações Sociais

Papa Francisco escreve à Igreja no 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Hoje, 8 de maio, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais no seu quinquagésimo ano. O tema da Mensagem é “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo“.

Sua Santidade inicia a Mensagem afirmando que existe uma relação entre Comunicação e Misericórdia: “O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando.” Os cristãos são chamados a acolher a misericórdia e, assim, expressá-la a todos sem exceção. Através da comunicação existe a possibilidade de “criar pontes” contribuindo para a o bem comum da sociedade.

Perdão e Misericórdia

O Papa Francisco exorta à vivência da misericórdia e da reconciliação entre as pessoas para “restaurar a paz e a harmonia entre as famílias e nas comunidades“. Às autoridades políticas, civis e formadoras de opinião, é pedido que trabalhem pela paz e pela reconciliação.

:: Comunicação deve expressar misericórdia, pede Papa
:: Vaticano divulga tema do Dia Mundial da Comunicação Social 2016

Na Mensagem, os cristãos são exortados a abandonar a mentalidade fundamentalista que leva a julgar as pessoas categoricamente como “pecadores” ou “justos”, mas que se possam esforçar porque levantar a pessoa do pecado: “É nosso dever principal afirmar a verdade com amor (cf. Ef 4, 15). Só palavras pronunciadas com amor e acompanhadas por mansidão e misericórdia tocam os nossos corações de pecadores.” A família é apresentada como exemplo de acolhimento para além das capacidades e das obras dos seus membros.

A importância da Escuta

Francisco explica a importância da escuta na Comunicação com Misericórdia, atitude que vem do coração em direção ao próximo: “Comunicar significa partilhar, e a partilha exige a escuta, o acolhimento.” Escutar é considerado um dom, até mesmo um dom sagrado, em prol do próximo. Escutar é algo que necessitamos pedir e exercitar: “Saber escutar é uma graça imensa, é um dom que é preciso implorar e depois exercitar-se a praticá-lo.

Intenção do coração

Concluindo a Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco afirma a utilidade e-mails, sms, redes sociais e chats, explicando que o mais importante é a intenção do coração: “Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor“. Recordamos que o Santuário do Pai das Misericórdias está presente nas Redes Sociais para ficar mais próximo dos peregrinos, filhos muito amados do Pai: Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus e Youtube.

O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa.

Leia a Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais na íntegra, aqui.

Pai das Misericórdias e Deus de toda a consolação, ouvi-nos!