Más notícias x Boas Notícias

Más notícias x Boas Notícias é o tema escolhido para a reflexão do 33º Domingo do Tempo Comum, para que possamos meditar durante toda a nossa semana.

No livro do profeta Daniel (12,1-3) o anúncio é de que virá Miguel, o grande príncipe, ele é defensor do povo diante de um tempo difícil. E que tempo difícil temos vivido hoje não é verdade? Tempo onde se fala e se vê guerras, terrorismo, desavenças entre familiares, corrupção, violência… Infelizmente o Criador se depara com a criatura que em vez de administrar age para destruir, e como se não bastasse destruir a natureza destrói também o seu semelhante.

A vinda do Filho do Homem vem para salvar, essa é a profecia de Daniel e ainda completa quando diz que aqueles que partiram, os sábios, receberão a vida eterna e brilharão como as estrelas. Se há algo que podemos contemplar e nos admirar são as estrelas, o céu, esse grande universo onde tudo parece funcionar em ordem e harmonia. Pela graça de Deus aqueles que morrerem em Deus herdarão essa vida eterna que, como as estrelas, estarão em harmonia, sem dores, choros, sofrimentos que vivemos nesse mundo.

Jesus em sua primeira vinda ainda passou por sofrimentos, passou pela morte e ressuscitou e como sacerdote perfeito realizou de uma só vez e definitiva um sacrifício único (Hb 10,11-14.18). Antes de completar a obra de salvação Jesus no Evangelho (Mc 13,24-32) falou do dia da grande tribulação, como em Daniel tempos difíceis onde acontecerão grandes sinais: o sol escurecerá, a lua sem brilho, estrelas cairão então virá o Filho do Homem. Ao mesmo tempo a imagem causa pânico mas em seguida alegria pois a imagem continua: vem o Filho do Homem com poder e glória, anjos dos quatro cantos da terra, os eleitos reunidos, ramos verdes. Enfim é o anúncio da vinda do Filho do Homem, de Jesus, e ele isso acontecerá.

Desde há muito tempo a Igreja acredita, professa, ensina e reza para a segunda e definitiva vinda do Senhor. E pelos sinais que temos visto, ouvido e vivido com certeza o Senhor está bem próximo. Entretanto isso deve provocar pelo menos duas reações em nós: acreditar e preparar. Devemos acreditar, a vinda do Senhor é bíblica é o que a Igreja ensina e reza em cada Santa Missa “Anunciamos Senhor a vossa morte e proclamamos a vossa Ressurreição, vinde Senhor Jesus!” Devemos crer nessa verdade de fé, Ele já veio uma vez, Jesus se encarnou, cresceu, viveu, ensinou com palavras e com a vida as coisas do Alto, veio para nos salvar, sofreu, morreu, ressuscitou e prometeu que iria voltar. Devemos crer e ensinar “Ele vem!”. O outro passo é preparar, preparar-se para essa vinda que é certa, como nos preparar? A preparação se dá por uma busca profunda de conversão, acolher Jesus Cristo como Senhor e Salvador, viver uma vida segundo os mandamentos que ele nos deixou, viver o amor e a misericórdia. Além da busca de conversão também chamar e preparar um povo bem disposto para a segunda e definitiva vinda de Jesus.

Por fim a Boa Notícia que Jesus voltará não deve ser encarada como uma má notícia, não deve causar medo, pânico, não deve travar ninguém e ao mesmo tempo caminhar para uma vida de irresponsabilidade. Antes de tudo a notícia de que “o Senhor vem” deve causar alegria, esperança, deve fazer com que nosso comportamento seja o mais coerente possível, o mais santo. Por que as primeiras comunidades viviam tão bem apesar dos sofrimentos, das perseguições? Porque viviam na expectativa da vinda de Jesus, a comunidade cristã vivia bem cada momento e cada dia porque aprenderam que quando Jesus voltasse eles deveriam estar vivendo o amor que ele ensinou. Diante dos tempos difíceis, diante de tantas más notícias, nós cristãos precisamos transmitir a Boa Notícia, devemos brilhar nas trevas, devemos ser um sinal de esperança, devemos viver o amor de Jesus que contagia, que transforma e que gera vida na feliz expectativa de viver a plenitude do amor no céu.

Pe. Márcio Prado

Vice reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário