DOM WLADIMIR NA CANÇÃO NOVA

Nossa Senhora é o exemplo de toda vocação cristã

No dia em que a Igreja celebra a visita do Anjo Gabriel à Virgem Maria, Solenidade da Anunciação do Senhor, a Canção Nova também se alegra por receber uma visita especial: a de seu pastor Dom Wladimir Lopes Dias, que tomou posse há pouco mais de um mês como o novo bispo da Diocese de Lorena (SP).

Dom Wladimir presidiu a celebração das 7h no Santuário do Pai das Misericórdias, fazendo memória de seu lema episcopal, recordado exatamente hoje: “Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc. 1,38).

Bispo de Lorena reflete sobre o sim de Maria na Festa da Anunciação | Foto: Ass. Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

Na homilia, ele refletiu sobre o mistério da Anunciação, que trouxe um novo tempo para a humanidade. “A festa do ‘sim’ marca o início da gestação de Jesus. Deus desejou que a concepção virginal de Maria fosse precedida pelo consentimento. Assim como uma mulher consentiu o pecado, agora uma Virgem diz o seu ‘sim’ para a salvação da humanidade.”

Destacou a presença de Cristo em meio a nós a partir da encarnação do Verbo. Citou o momento difícil que vivemos hoje, em que mais de 300 mil pessoas perderam a vida na luta contra a Covid 19. Mas afirmou que hoje é um dia de grande louvor ao Senhor, porque o ‘sim’ de Maria abre o horizonte para o sim de Jesus. “A história da salvação passa por uma “corrente de sim”: o de Abraão, Isaías… e agora, com o sim de Maria, Deus se faz um de nós.”

Ele destacou 3 pontos da atitude de Maria que precisam servir de exemplo para o cristão:

1 – ouvir o Senhor, ouvir essa voz que não se reconhece no barulho e na agitação; 2 – o discernimento, entender o que Deus quer de nós; e 3 – a decisão: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra. Nossa Senhora é o exemplo de toda vocação cristã. Na festa da Anunciação, em pleno ano de São José e iniciando o ano família Amoris Laetitia, o convite é para que saibamos acolher com humildade e fé os anúncios do Senhor na nossa vida”.

Ao final da celebração, o vice-reitor do Santuário, padre Wagner Ferreira, agradeceu a visita de Dom Wladimir em nome de toda a família Canção Nova. “Obrigado pelo seu sim à luz do sim de Jesus. Estamos muito felizes em tê-lo como nosso bispo”. Ele também agradeceu por toda a assistência e intercessão de Dom Wladimir e confiou seu ministério ao Pai das Misericórdias.

Dom Wladimir Lopes Dias em entrevista ao Jornalismo Canção Nova | Foto: Ass. Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

Em entrevista ao Jornalismo da Canção Nova, Dom Wladimir falou da satisfação em visitar a Canção Nova, que, em suas palavras, tem sido porta-voz da misericórdia de Deus, e falou sobre a espiritualidade da Semana Santa em meio a essa tensão que se vive hoje com a pandemia. Convidou os fiéis a estarem em comunhão com a Igreja, participando das celebrações pelos meios de comunicação e vivendo com responsabilidade as medidas de segurança contra a propagação do vírus.

A reportagem sobre a visita de Dom Wladimir à Canção Nova será exibida a partir das 18h45 desta quinta-feira, 25, no Canção Nova Notícias e trará também o encontro de Dom Wladimir com o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib.

Monsenhor Jonas Abib recebe o novo bispo de Lorena, Dom Wladimir Lopes Dias, em visita à Canção Nova | Foto: Ass. Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

Acesse o vídeo da homilia na íntegra AQUI

Thaysi Santos

Santuário Pai das Misericórdias