O apelo à fé na mensagem de Fátima

Viver à luz da fé se trata do primeiro apelo da Mensagem de Fátima

Diante das diversas cartas recebidas dos devotos de Nossa Senhora de Fátima, a Irmã Lúcia estando no Carmelo de Coimbra-PT, pediu licença à Santa Sé para escrever um livro, sintetizando respostas às perguntas mais frequentes dos peregrinos, com o título: Apelos da Mensagem de Fátima.

Lúcia afirma que o primeiro apelo da mensagem é à vivência da fé, visto que, antes de enviar Nossa Senhora (1917), Deus designou o Anjo (1916) como precursor e, já na primeira aparição, ensinou a ela e aos primos Francisco e Jacinta esta oração que evoca primeiramente o dom infuso da fé recebido no batismo: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam” (IRMÃ LÚCIA, 2015, p.169).

Essa fé é trinitária, como demonstrou o Anjo, na terceira aparição, ao ensinar esta outra oração: “Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente…” (IRMÃ LÚCIA, 2015, p.170). Nas palavras do Anjo, pode-se observar o apelo veemente pela anuência à fé.

“A fé está na base de toda a vida espiritual (…)”

De acordo com as palavras da Santíssima Virgem, na aparição de agosto: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas” (Irmã Lúcia, 2015, p.179), pode-se verificar uma clara chamada de atenção do Céu, para que esta fé seja vivenciada por meio da oração e do sacrifício, em prol da salvação das almas.

Assim, fica evidente a profunda ligação existente entre as virtudes teologais da fé, da caridade e da esperança. Considerando que viver à luz da fé se trata do primeiro apelo da Mensagem de Fátima, a Irmã Lúcia  ressalta a importância desta virtude nestes termos:

“A fé está na base de toda a vida espiritual. É pela fé que acreditamos na existência de Deus, no Seu poder, na Sua sabedoria, na Sua misericórdia, na Sua obra redentora, no Seu perdão e no Seu amor de Pai. É pela fé que acreditamos na Igreja de Deus, fundada por Jesus Cristo e na doutrina que ela nos transmite e por meio da qual seremos salvos” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 60).

A fé deve ser alimentada por meio da Oração e dos Sacramentos

Entretanto, essa fé em Deus requer a adesão do homem que, ao se abrir a essa experiência, encontra o verdadeiro sentido da sua existência, sendo essa transformada. Assim, ao voltar-se totalmente para aquele que o criou, o homem tem o seu livre arbítrio direcionado para o Bem supremo, o único capaz de tornar o seu ser cada vez mais semelhante a Ele. Essa fé deve ser alimentada por meio da Oração e dos Sacramentos. É para essa vivência que o Anjo e a Virgem Maria vem admoestar, chamando a atenção para a escuta da Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

Relativamente ao apreço do Magistério da Igreja para com os Apelos da Mensagem de Fátima, o Papa São João Paulo II, em sua homilia no dia 13 de maio de 1982, por ocasião de sua peregrinação à Cova da Iria, afirmou:

“Se a Igreja aceitou a mensagem de Fátima é, sobretudo, porque esta mensagem contém uma verdade e um chamamento que, no seu conteúdo fundamental, são a verdade e o chamamento do próprio Evangelho. Em suma, o Papa Bento XVI interpreta o acontecimento de Fátima deste modo: “Apraz-me pensar em Fátima como escola de fé com a Virgem Maria por Mestra; lá ergueu Ela a sua cátedra para ensinar aos pequenos Videntes e depois às multidões as verdades eternas e a arte de orar, crer e amar” (visita Ad Limina dos bispos portugueses, 10 de Novembro de 2007).

Devoção Reparadora dos Cinco primeiros sábados

Em cada primeiro sábado do mês, o Santuário do Pai das Misericórdias oferece aos peregrinos a Devoção Reparadora dos Cinco primeiros sábados, com início às 10h, numa atitude de comunhão com o Magistério Eclesial. Neste mês de fevereiro, no dia 02, terá início excepcionalmente às 14h.

Que pela intercessão do Anjo de Portugal e da Virgem Maria, possamos manter acesa a chama da fé, para que Deus seja glorificado em nós e a partir de nós, enquanto peregrinamos rumo à pátria celeste.

Áurea Maria

Comunidade Canção Nova

REFERÊNCIAS:

IRMÃ LÚCIA. Memórias da Irmã Lúcia. 17. ed. Fátima – Portugal: Fundação Francisco e Jacinta Marto, 2015.

IRMÃ LÚCIA. Apelos da Mensagem de Fátima. 4. ed. Fátima – Portugal: Secretariado dos Pastorinhos, 2007.

VIAGEM APOSTÓLICA À PORTUGAL. Homilia do Papa João Paulo II. 13 maio. 1982. Disponível em: https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/1982/documents/hf_jp-ii_hom_19820513_fatima.html. Acesso em:  22 jan. 2019.

VISITA AD LIMINA DOS BISPOS PORTUGUESES. Discurso do Papa Bento XVI. 10 de Nov. 2007. Disponível em: https://www.fatima.pt/pt/news/10-novembro-2007-apraz-me-pensar-em-fatima-como-escola-fe-com-virgem-maria-por-mestra. Acesso em: 22 jan. 2019.