Rezemos pela unidade dos cristãos

Estamos na semana de preparação para o Pentecostes, que acontecerá neste fim de semana. Jesus disse, na Última Ceia, que enviaria o Paráclito e que Ele iria esclarecer todas as coisas.

A Igreja nos ensina, neste tempo, a rezarmos pelos cristãos. E rezar por eles não significa o desejo de estarem literalmente juntos e de braços dados. Não! Rezar pela unidade dos cristãos significa que aqueles que são cristãos, que se afastaram da Igreja, retornem para ela e voltem à verdadeira unidade.

Sabemos que existiu uma separação da Igreja Católica do Oriente e a do Ocidente, e disso surgiu o Protestantismo no Ocidente. Como pedir a Deus a graça para que essa unidade aconteça? Não basta ter somente a Sagrada Escritura! Precisamos rezar, e o próprio Jesus, durante a Última Ceia, faz uma linda oração sacerdotal e reza por todos nós:

“Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho glorifique a ti.”

À medida que Ele vai rezando, vai pedindo ao Pai que todo homem alcance a vida eterna. Isso é o essencial: Jesus veio à Terra para nos dar a vida eterna: “a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo”.

Amados, é nisso que consiste a vida eterna! Cremos que Deus é o Criador de todas as coisas e que Ele nos enviou seu Único Filho.

Assiste a esta homilia: