"Deus nos colocou no mundo para os outros" Testemunho Leandro Couto

Testemunho vocacional

“Deus nos colocou no mundo para os outros” (Dom Bosco)

10661635_885024891515420_1827975261110599733_oSou natural de Borda da Mata, Minas Gerais, mas morei com meus pais em Bairro Mandu, zona rural de Ouro Fino (MG). Até por volta de 2002, vivi minha fé de qualquer jeito, até porque, no bairro onde morava, só havia Missa uma vez ao mês; muitas vezes, de dois em dois meses. Foi nesse ano também que comecei a ajudar na catequese e no ministério da Palavra, na capela de Nossa Senhora de Lourdes.
No fim de 2003, fui convidado a participar de um retiro da RCC (Experiência de Oração). Não sabia bem do que se tratava, mas fui. Nesse retiro, tive meu encontro pessoal com Deus, onde minha vida mudou radicalmente. Nesse período, eu estava namorando, já quase noivo, preparando-me para o casamento; eu também fumava muito. Após o retiro, tomei uma decisão de mudança radical de vida, não fumei mais e comecei a levar uma vida de santidade.
Nesse mesmo ano, comecei a participar da RCC, no grupo de Oração Santa Isabel, em um bairro próximo de casa. Com o tempo, começamos com um grupo de Oração na Capela de Nossa Senhora de Lourdes. Toda segunda-feira, eu participava da reunião de oração na Casa de Formação Nossa Senhora das Graças em Ouro Fino. Também saia muito em missão com a equipe da RCC. Meu coração se abrasava cada vez mais e ansiava por mais e mais, ou seja, para lançar-me cada vez mais na missão.
Com o tempo, fui encontrando algumas dificuldades em coordenar o grupo que havia fundado em meu bairro, minha situação financeira também não estava muito boa, e não estava conseguindo conciliar o namoro com a missão. Em um determinado dia, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, estava na capela questionando Jesus sobre o porquê de tudo aquilo que eu estava vivendo. Passado alguns momentos, uma voz bem forte falou ao meu coração: “Meu filho, não tenha medo, pois tudo o que você está vivendo agora será necessário, pois o que tenho para você é algo maior, basta confiar em mim. Não tenha medo. Estou com você”. No mesmo dia, fui à Missa, era uma missa vocacional, e durante toda a celebração meu coração se abrasava de alegria.
Na mesma semana, numa quinta-feira, estava em casa, no horário do almoço, e liguei a TV na Canção Nova. Padre Roberto Lettiere estava pregando sobre a vida de Padre Pio. Meu coração se abrasou, e não tive mais dúvidas de que o Senhor estava me chamando ao sacerdócio. No entanto, eu ainda namorava e não sabia o que fazer. Então, fui até a paróquia e conversei com o padre Edison Oriolo. Ele me ajudou muito, começou a me acompanhar em direção espiritual. Em um dos atendimentos, disse-me que, se realmente eu estava sentido o chamado ao sacerdócio, deveria terminar o meu namoro e começar um caminho vocacional. Rezei durante uma semana e tomei a decisão de trilhar esse caminho. Terminei meu namoro e iniciei minha busca de discernimento vocacional.
Enviei cartas para algumas congregações e fui conhecer o seminário arquidiocesano de Pouso Alegre (MG), mas não conseguia me ver nessas realidades. Comecei um caminho vocacional com os redentoristas de Aparecida (SP), mas ainda não sentia que era ali o meu lugar. Em um determinado sábado à tarde, estava escrevendo uma carta para o responsável vocacional dos redentoristas e a TV estava ligada na Canção Nova, era a transmissão de uma Missa, e o presidente da celebração era padre Roger Araújo. A homilia dele chamou minha atenção e fui assistir; então, percebi que na legenda da TV estava o nome dele e da comunidade Canção Nova. Na mesma hora, percebi que lá era meu lugar, e meu coração se abrasou. Deixei de escrever a carta para os redentoristas e comecei a escrever à Canção Nova, contando toda minha história, tudo que vivi em relação ao meu chamado ao sacerdócio. Enviei a carta. No mês seguinte, comecei o caminho vocacional, o qual durou dois anos. Entrei para comunidade em 2007.
Passei por todo um processo formativo, fiz curso de Filosofia e Teologia. Agora, dia 20 de dezembro de 2015, serei ordenado diácono a serviço da Igreja. Para mim, é uma data muito especial, pois também será a abertura da Porta Santa no Santuário Pai das Misericórdias. Seremos os primeiros a ser ordenados nesse santuário. Estou muito feliz, pois estamos sendo ordenados no Ano da Misericórdia. Será um tempo de muitas graças para cada um de nós.

Leandro Paulo do Couto