O Poder da Divina Misericórdia: Deixe a Paz de Cristo Transformar seu Coração
Estamos vivendo a alegria do segundo domingo da Páscoa, o momento em que a Igreja celebra o que há de mais essencial em nossa fé: a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Ao vencer a morte, Ele abriu para cada um de nós as portas da eternidade através de sua infinita bondade. Deixe a Paz de Cristo Transformar Você!
Esta é, por excelência, a Festa da Misericórdia — a festa preparada para todos nós, pecadores necessitados do amor de Deus.
Shalom: Mais que uma saudação, uma restauração
Ao aparecer aos discípulos que estavam trancados por medo e incerteza, Jesus não os repreende. Ele os saúda com a palavra “Shalom”. Nas escrituras, essa saudação vai além de um simples “paz esteja convosco”; ela significa saúde, bênção, graça e integridade física e espiritual.
Naquele momento, as portas do lugar estavam fechadas, mas os corações dos discípulos também estavam bloqueados pela tristeza. Jesus atravessa essas barreiras para nos dizer: não há porta que impeça a presença de Deus em sua vida. Ele pede licença para adentrar suas angústias e transformar seu medo em esperança.
O Sacramento da Reconciliação e o Sopro de Vida
Foi neste domingo da oitava de Páscoa que o Senhor instituiu o Sacramento da Penitência. Ao soprar sobre os apóstolos, Jesus repete o gesto da criação no Gênesis. Se antes o sopro deu vida ao barro, agora o sopro do Espírito Santo cria uma “nova criatura” em Cristo, conferindo à Igreja o poder de perdoar pecados.
“A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados.”
Nós, sacerdotes, temos a responsabilidade deste ministério, mas você também é chamado, pelo seu sacerdócio comum, a ser um replicador desse perdão em sua casa e em sua comunidade. A falta de perdão é uma das maiores feridas da nossa sociedade; ser misericordioso é o caminho para a cura.
O Chamado para “Misericordiar”
Seguindo o pensamento do Papa Francisco, somos convocados a misericordiar. Isso significa transformar a misericórdia em um verbo, em uma ação concreta no dia a dia.
A Festa da Divina Misericórdia, instituída por São João Paulo II no ano 2000 com base nos escritos de Santa Faustina, nos lembra que o céu é para aqueles que experimentam e praticam a misericórdia. Antes de agirmos como “justiceiros” com os erros dos irmãos, precisamos recordar como Deus nos trata: não com justiça punitiva, mas com um abraço que levanta e acolhe.
O Mosaico do Pai das Misericórdias: Um Convite ao Colo do Pai
Nosso saudoso Padre Jonas Abib, ao contemplar o mosaico deste Santuário, sempre nos provocava com uma reflexão: estaria o Pai levantando o filho ou o filho se lançando ao colo do Pai? A resposta é: as duas coisas. A misericórdia é esse encontro. Deus se inclina para nos levantar, e nós, em nossa pequenez, nos lançamos em Sua bondade.




