Palavras da Reitoria

Jesus Cristo, Senhor e Rei

Um fenômeno que acontece com todos nós é a chamada psicoadaptação. A gente se adapta a tudo. Por exemplo, um quadro que você põe na parede, um tapete, uma cortina, até mesmo os móveis da sua casa que você troca totalmente depois de um tempo, você se acostuma e já não lhe chama mais a atenção. Você passa por ali e nem repara mais. Parece que você nem vê.

A proclamação ao Senhor, que nós já usamos muito, desde o início da nossa vida nova, acabou passando para muitos de nós pelo mesmo fenômeno: acostumamo-nos, habituamo-nos a essa importantíssima realidade, que deve ser proclamada sempre e por todos nós, mas conscientes e convictos.

A festa de Cristo Rei que vamos celebrar deve ser para todos nós uma chamada especial de atenção: “Jesus Cristo é o Senhor” deve ser uma realidade reassumida por todos nós com força total.

Veja o que diz a Palavra de Deus:

“Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor.” (Filipenses 2, 6-11)

Jesus Cristo é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis pela sua própria natureza, por sua essência. Por isso é que precisamos assumi-Lo e não nos acostumarmos com essa realidade e essa proclamação.

Vou colocar agora em primeira pessoa para que eu e você o assumamos juntos: Jesus Cristo é o meu Senhor. Senhor da minha vida, da minha família, das minhas capacidades, dons e qualidades. Senhor dos meus bens, do meu trabalho, dos meus negócios. Senhor dos meus projetos e sonhos, das minhas metas e conquistas. Senhor dos meus sentimentos, da minha vontade e das minhas decisões. Enfim, Ele é o Senhor de tudo aquilo que eu sou e tenho. E eu quero e preciso assumi-Lo.

Eu sou o administrador e preciso administrar bem. O Senhor, porém, é Ele e sempre será. O que eu preciso fazer é assumir essa linda realidade na minha vida prática.

Veja como continua a Palavra de Deus:

“Para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho nos céus, na terra e nos infernos” (F1 2,10). Veja: o Pai colocou tudo e todos sob o Seu domínio, sob a Sua autoridade. Jesus é o Senhor, e diante d’Ele se dobra todo joelho, até mesmo nos infernos.

A palavra de Deus conclui: “E toda língua confesse: JESUS CRISTO É O SENHOR, para a glória de Deus Pai” (Fl 2,11).

Eu e você precisamos romper com a psicoadaptação. Devemos assumir essa maravilhosa realidade: Jesus Cristo é o Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Ele é o meu único Senhor.

A festa de Cristo Rei vai ser um novo ponto de partida para sua vida.

Proclame com os lábios e muito mais com a vida: Jesus Cristo é o meu Senhor!

 

(Extraído do site Monsenhor Jonas Abib, de  1º de novembro de 2006)

 

 

 

Deixe seu comentários

Comentário