SÉRIE

Um mapa para a vida espiritual

• Mestra da oração, reformadora do Carmelo, doutora da Igreja, mãe da espiritualidade, co-padroeira da Espanha. Esses são alguns dos inúmeros títulos de Santa Teresa de Jesus, a Teresa D’Ávila.

Mas, por ocasião da sua festa, gostaria de chamar a atenção para uma de suas mais brilhantes realizações: um mapa detalhado do progresso da vida espiritual. Foi com o objetivo de obter esse “caminho” que os confessores de Santa Teresa: padre Gracián e padre Rodrigo Alvarez, encomendaram a ela um escrito que explicasse, em detalhes, como seria o progresso espiritual das almas.

Nasceu assim o “Livro das Moradas ou Castelo Interior” e, logo após o receber das mãos da santa, padre Rodrigo o leu e relatou:

O que sinto e julgo disso é que tudo isto que leu para mim são verdades católicas segundo as divinas letras e doutrinas dos santos. Quem for lido na doutrina dos santos, como é o livro de Santa Gertrudes, e nas obras de Santa Catarina de Sena e Santa Brígida e outros santos e livros espirituais, entenderá claramente ser este espírito da madre Teresa de Jesus muito verdadeiro, pois que passam neles os mesmos efeitos que passaram nos santos” (Teresa D’Ávila, 2018, p.619).

Ou seja, assim que foi concluído, já se observava que o livro atendia à universalidade necessária a um caminho espiritual, assinalando as semelhanças de princípios com outras santas e santos da Igreja. Estabelecia-se, a partir dele, sete etapas principais no desenvolvimento da vida espiritual. Etapas essas chamadas pela doutora da Igreja de “moradas” do Castelo Interior.

Leia os outros artigos desta série:
:: Com determinada determinação
:: Examinar-se com cuidado

Isso porque, embora o Espírito Santo atue de formas sempre novas, existem princípios que regem e balizam o progresso espiritual. Alguns exemplos: a união sempre mais íntima com Cristo até a passagem pela cruz, a renúncia em diversos graus e o combate espiritual. A visão completa sobre a vivência da vida espiritual que nos apresenta Santa Teresa no seu “Livro das Moradas” e sua perfeita correção e alinhamento com a doutrina católica, origina a percepção de que a obra pode ser utilizada como parâmetro de análise para outras espiritualidades.

Caminhos espirituais que contradizem ou negam aquele explicitado por Santa Teresa em suas moradas deveriam, pelo menos, serem observados mais de perto. Isso porque o século XXI está recheado de pseudo-espiritualidades, os “espiritualismos”.

Enquanto as verdadeiras espiritualidades cristãs são embasadas em experiências significativas e/ou qualificadas de santos e santas em perfeita harmonia com os ensinamentos dogmáticos e morais da Igreja, os “espiritualismos” são más formações espirituais.

Estruturados a partir de um misto de culturas, teorias, práticas e ensinamentos, os espiritualismos não resistiriam, se confrontados com a sadia doutrina, a teologia católica e um exame que os compare ao “Livro das Moradas ou Castelo Interior” de Santa Teresa de Jesus. Afinal, só existe um “caminho, verdade e vida” (Jo 14,6).

Não desprezando em nada as gigantescas contribuições de Santa Teresa D’Ávila às mais diversas áreas da Igreja, ressalto este mapa do caminho espiritual produzido pela sua santa, em sua maturidade, como algo necessário para os dias de hoje e fundamental para a análise clara de tantas correntes espirituais que se multiplicam e continuarão a se multiplicar. No próximo artigo, examinaremos a maravilhosa estrutura do “Livro das Moradas ou Castelo Interior”.