MEDITAÇÕES DA VIA-SACRA

2ª Estação | Jesus carrega a cruz

Carregando (Jesus) a sua cruz, ele saiu para o lugar chamado Calvário” (Jo 19,17). 

 

Via-sacra: Segunda estação – Jesus carrega a cruz

“Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!”

Na segunda estação da Via-sacra, Jesus leva a cruz em Seus ombros. O Senhor foi levado do rei Herodes, que não decidiu a questão e o enviou ao governador Pilatos para a condenação. O governador, diante do povo, deu a opção entre Jesus e Barrabás para a condenação, pois não havia visto no filho do carpinteiro crime algum, porém o povo escolheu a libertação de um ladrão e gritavam para que Jesus fosse crucificado (cf. Mt 27,11-26).

Ora, a condenação à cruz era uma das mais cruéis, e tal sentença era dada aos maiores malfeitores. Então, após os flagelos, os insultos, as cusparadas, a coroação de espinhos, deram-Lhe o madeiro (cf. Mc 15,16-20), a cruz, para ser carregada. Que cena! 

Foto: Jesus leva a cruz – Caminho da Misericórdia – Santuário Pai das Misericórdias

Além de ser condenado, Jesus levava o instrumento de Sua morte. Você já se imaginou levando o instrumento de sua condenação? Você levaria ou teria repulsa por aquilo?

O Senhor havia profetizado sobre a Sua morte, falou da traição, que seria condenado, morto e, ao terceiro dia, ressuscitaria. Porém, mesmo assim, os discípulos só lembraram disso depois, todos fugiram com exceção de João. Jesus foi abandonado pelos seus discípulos, pelos seus amigos. Qual era a companhia de Jesus? Os guardas que cumpriam ordens, a multidão que O seguia pelo espetáculo, alguns discípulos (Maria, Madalena e João) e a cruz.     

Que cena! Um homem condenado, considerado um maldito, que só fez o bem, mas, naquela hora, levava a cruz. No entanto, não era qualquer homem, era Deus, Deus que se fez homem, já era grande a ação divina em se encarnar; e naquela hora, o Filho de Deus passava pela grande humilhação de carregar a cruz. 

Jesus carregou a cruz, não a desprezou, a companhia da cruz era para salvação da humanidade, levou a cruz e amou o ser humano. Jesus carregou a cruz e amou, amou e amou. O amor pela humanidade O fez suportar os sofrimentos, o desprezo, a ignorância. O amor de Jesus, ao carregar a cruz, tornou-a uma fonte de graças e não mais de maldição, por isso ele foi até o fim.  

Enfim, na segunda estação da Via-sacra, Jesus carregou a cruz. Em nossa segunda estação, na estação de nossa vida, que não nos quer parados, carreguemos a nossa cruz, tomemos a cruz por amor. Ela não se tornará agradável, mas carregável. Diante do peso que levamos, hoje, por sermos cristãos, olhemos para Jesus, tomemos a nossa cruz por amor como Cristo, ela será nossa salvação. 

Deixe seu comentários

Comentário