4º Dia da Novena
Preocupar-se, mas não se desesperar
Oração inicial
Virgem Maria, Nossa Senhora Pietá, Mãe da Misericórdia, colocamo-nos como filhos necessitados de colo. Mãe piedosa, são tantos os nossos pedidos, mas queremos, sobretudo, agradecer-lhe pelo carinho e pela acolhida de Mãe.
Acolha, Mãe, esta nossa humilde oração (pedido), Filha amada do Pai das Misericórdias, Mãe da Misericórdia, de Jesus Cristo, e, Esposa do Espírito Santo.
Amém!
Meditação
Mãe da Misericórdia, Mãe piedosa, como filhos tementes a Deus, a Senhora e seu esposo realizaram a peregrinação até o templo de Jerusalém. Desde menino, apesar de ser o Filho de Deus, a Senhora educou Jesus na fé, e ir ao templo era um sinal visível da decisão interior da Senhora de ser toda de Deus. Após as orações no templo, era preciso retornar para casa, mas, depois de um tempo, a Senhora percebeu que Jesus não estava no retorno da peregrinação. Que dor a Senhora deve ter sentido naquela hora! A Senhora passou a procurá-Lo entre os parentes e, certamente, sentiu dor e aflição por não encontrar seu Filho. Na verdade, não foi descuido perder o Filho, mas muita confiança n’Ele. Quando seu Filho Jesus foi encontrado, após três dias, quanta alegria, e, ao seu questionamento de mãe, a resposta d’Ele mostrou que aprendeu com a Senhora a cuidar das coisas do Pai. Mãe da Misericórdia, quantas coisas a vida ensina? E a sua maternidade também nos ensina, pois trata-se de uma maternidade que cuida, que se preocupa e que confia no filho. Mãe, são muitas mães, pais e filhos que já se decepcionaram porque confiaram nos seus e, infelizmente, estes se perderam. A Senhora perdeu, mas não se desesperou.
Que hoje, neste quarto dia de novena, nós aprendamos que nem sempre as coisas estão em nossas mãos, que perder, esquecer ou falhar faz parte de nossa pequenez, mas com a Senhora aprendemos que as dores causadas pelas preocupações com as pessoas a quem queremos bem nos fazem rezar mais, confiar mais. Que a nossa preocupação seja de viver o Evangelho do seu Filho Jesus, que nos ensina sempre a confiar e fazer a vontade do Pai.
Amém.
Oração final
Virgem Maria, Nossa Senhora Pietá, Mãe da Misericórdia, nós lhe agradecemos por mais um dia de novena. A sua intercessão nos conforta, anima, dá esperança e nos lança/envia a enfrentar as dificuldades com fé.
Obrigado(a), Mãe da Misericórdia, pelo seu amor para com cada um de nós, seus filhos.
Amém!
Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.