1 de Julho

Visita da Relíquia de São Vicente de Paulo ao Santuário

No dia 01 de julho de 2024, segunda-feira, o Santuário do Pai das Misericórdias receberá a visita das relíquias de São Vicente de Paulo e a réplica do seu corpo em cera

Três relíquias de São Vicente poderão ser veneradas no Santuário, uma relíquia de primeiro grau (osso de sua costela) e outras duas consideradas de segundo grau (uma carta por São Vicente para Santa Luísa de Marillac e um pedaço de sua túnica). Um momento especial para os devotos do santo da Caridade, e uma comunhão com a Diocese de Lorena da qual fazemos parte, pela qual as relíquias estão peregrinando. Uma vez que a espiritualidade do Pai das Misericórdias inclui as Obras de Misericórdia, receber as relíquias de São Vicente, nos confirma na missão de cuidar dos filhos do Pai que precisam de alimento para o corpo e para a alma.

Foto: Arquivo Vicentino

“A perfeição não consiste em êxtases, mas em fazer bem a vontade de Deus”
São Vicente de Paulo

Visita da relíquia pelo Brasil

A peregrinação das relíquias, faz parte das comemorações dos 400 anos da Congregação da Missão (CM) de São Vicente de Paulo, que teve início no dia 12 de abril deste ano. O intuito da iniciativa é que as relíquias passem por todas as dioceses do Brasil, até março de 2028.

Durante a visita das relíquias ao Santuário do Pai das Misericórdias, teremos também a presença da réplica do corpo de São Vicente em cera. A imagem que veio de Roma na Itália, tem o propósito de divulgar a espiritualidade Vicentina e levar os fiéis a despertar o desejo de conhecer a vida de São Vicente de Paulo, o padroeiro das Associações de Caridade.

Em Cachoeira Paulista ela estará no dia 01 de Julho, e chegará no Santuário por volta das 11h permanecendo até o fim da tarde, de onde seguirá para a Vila Vicentina da Sociedade São Vicente de Paulo.

Replica do corpo de São Vicente

Foto: Arquivo Vicentino

Origens

São Vicente de Paulo nasceu em 1581, em cidade da Gasconha, região da França, no seio de uma família de camponeses. Embora tenha passado a sua adolescência no campo, a sua perspicácia foi percebida por um benfeitor, que lhe ofereceu a oportunidade de estudar.

Primeira Célula da Caridade Vicentina

A primeira coisa que Vicente fez como pároco foi cuidar de uma família doente, que não tinha o que comer, porém, percebeu que, quando o dinheiro acabasse, a família voltaria à sua indigência de antes. Buscou outro meio, mais eficiente e em longo prazo, para ajudar. Em 20 de agosto de 1617, nasceu a primeira célula da Caridade Vicentina, que foi confiada, segundo os ditames da sociedade, às mulheres, que foram chamadas “Servas dos Pobres”. A instituição cresceu de modo extraordinário, obtendo, em tempo recorde, a aprovação do Bispo de Lyon.

:: Conheça a história de São Vicente de Paulo

PROGRAMAÇÃO DA VISITA DA RELÍQUIA NO SANTUÁRIO