SÃO MATEUS

Vem e segue-me! A força sedutora da Palavra de Jesus

Na Igreja, santos e pecadores estão misturados até o último momento. Não há como fazer uma Igreja só de pessoas santas e deixar de lado os pecadores, pois ambos precisam caminhar juntos para Cristo único Salvador.

Jesus não buscou apenas os bons, mas foi a todos, e levou a verdade e o amor àqueles que se deixaram atrair pela verdade que exalava de Suas palavras. O chamado de Mateus aconteceu em Cafarnaum, logo após Jesus perdoar os pecados e curar o homem paralítico diante de muitas pessoas. Mateus, que tinha um posto de trabalho em um órgão importante, conhecia muito bem o povo da cidade, quem eram, como viviam e se relacionavam, de certo não seguiu Jesus do nada, de certo já ouvira falar d’Ele e tinha estado na presença de Jesus em outros momentos, mas a Palavra de Jesus “Segue-me” falou a seu coração que ansiava pela verdade, mesmo estando envolto a um trabalho turbulento.

No chamado do Apóstolo São Mateus, nós nos deparamos com a palavra “Segue-me” pronunciada por Jesus, uma palavra com um imperativo, um chamamento, mas repleta de vida, que tocou o coração de Mateus, fez com que deixasse o que realizava para seguir Jesus como aprendiz em uma nova função: discípulo de um bom Mestre. O que essa Palavra fez na vida de São Mateus nós a conhecemos muito bem: Jesus o fez Apóstolo, e ele nos deixou os relatos da vida de Jesus em seu Evangelho; fiel até o fim, não teve receio de dar a vida por Jesus.

Vem e segue-me! A força sedutora da Palavra de Jesus

Imagem de São Mateus na Basílica de São Giovani Laterano em Roma / Foto: Nilza Maia – Canção Nova

Não podemos nos esquecer jamais da força da Palavra quando ungida e vinda da boca de Deus, pois foi por meio de Sua Palavra que Deus criou terra e céus. Jesus, pela força de Sua palavra, curou muitos, ressuscitou mortos, chamou os que Ele quis e atraiu multidões, porque, pela Sua Palavra, amou a todos e a nenhum rejeitou. É preciso que façamos, todos os dias, a leitura dos Evangelhos. Que não nos cansemos de ouvir o que Jesus diz. Tenho certeza que sempre seremos despertados a algo novo, pois a Palavra de Jesus é atual, continua a chamar e despertar pessoas em toda a Terra.

Não podemos nos enganar, Mateus não seguiu Jesus porque viu sinais e prodígios, mas O seguiu porque viu algo mais forte que ele mesmo e que o atraia. Muitas vezes, nós nos perdemos porque queremos ver sinais, mas nos esquecemos de deixar a Palavra de Jesus tocar o nosso coração e nos incitar à transformação, à mudança. Se olharmos apenas para Jesus na expectativa de receber algo d’Ele, talvez nos frustremos, pois nem sempre estamos prontos a receber algo que Ele nos quis dar. Precisamos, contudo, nos aproximarmos de Jesus como ovelhas, ouvir a Sua voz, deixarmos entrar, no coração, e dissiparmos as trevas que nos sufocam. A Palavra de Jesus será sempre nova.

.:As lições de São Mateus para todo aquele que busca conversão
.:O ‘sim’ da conversão
.:O martírio da verdade

Não esperemos estar prontos ou sermos perfeitos para nos deixarmos tocar por Jesus. Enquanto estivermos na caminhada, abandonando vícios e pecados, precisamos ouvir Jesus. Sua Palavra sempre nos levará a seguir em frente. Não olhemos apenas para nós ou para os outros, olhemos para Jesus como Mateus, que O seguiu, porque entre os que caminham com Jesus há os perfeitos e imperfeitos, e corremos o risco de desistir se olharmos a nossa volta. Por isso a importância de nos mantermos com os olhos e o coração em Jesus. Ele salva a todos e a cada um em sua individualidade. Sejamos como Mateus e acolhamos o chamado que Jesus nos faz.