RECONCILIAÇÃO

A vida na graça! Por que precisamos buscar sempre a confissão?

A vida na graça é um convite constante à intimidade com Deus, a graça é um dom de Deus que nos capacita a participar de Sua vida divina. Viver na graça é, portanto, viver em amizade com Deus, afastando-nos do pecado e buscando uma vida de santidade. A Bíblia nos lembra:

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo, 1-9).

Assim, o sacramento da confissão é essencial para renovar essa amizade e nos reintegrar à comunhão com Deus. A confissão é mais do que apenas um ato de penitência, é uma expressão profunda de fé e confiança na misericórdia de Deus. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina, no parágrafo 1422 e 1498, que o sacramento da reconciliação nos oferece a oportunidade de examinarmos nossa consciência, reconhecermos nossas falhas e recebermos a graça santificante que nos purifica e nos fortalece contra o mal.

A vida na graça! Porque precisamos buscar sempre a confissão

asiandelight / GettyImages

Papa Francisco, frequentemente, destaca a importância da confissão como um meio de cura espiritual e crescimento interior. Ele nos incentiva a não termos medo de nos aproximarmos deste sacramento, lembrando-nos de que “Deus nunca se cansa de perdoar; nós é que nos cansamos de pedir perdão”.

Os santos testemunham, com suas vidas, a transformação que ocorre quando nos abrimos à graça de Deus, e eles nos ensinam que a humildade e o reconhecimento de nossas faltas são essenciais para progredir na vida espiritual. A vida dos santos é um testemunho de que a busca pela graça de Deus é um processo contínuo, que exige disciplina, humildade e uma fé viva na misericórdia divina.

Cada um de nós é convidado a ter essa vida na graça, que é uma jornada de constante renovação e conversão do qual somos convidados a buscar sempre a confissão e a reconhecermos nossa fragilidade humana, e assim a confiarmos plenamente na misericórdia de Deus que é nosso Pai e nos acolhe em sua misericórdia. Confissão é  um sacramento que nos leva ao caminho de volta ao coração de Deus, onde encontramos perdão, cura e a força necessária para perseverar na fé. Como afirmou o Papa Francisco, “o confessionário não é uma sala de tortura, mas o lugar da misericórdia de Deus,” um lembrete poderoso de que a vida na graça é, acima de tudo, um retorno contínuo ao amor de Deus Pai.

.:Confessionários da Canção Nova
.:Efeitos espirituais do sacramento da confissão
.:O que é preciso para fazer uma boa confissão?
.:Volta do filho pródigo

Estamos ainda no tempo de nos deixar alcançar pela misericórdia, por isso não percamos tempo, precisamos voltar para o Senhor sem medo de sermos julgados, mas com a certeza de que somos filhos amados, e que o Pai nos espera de braços abertos para nos acolher e nos ajudar a recomeçar sempre. É tempo de voltar, recomeçar, de contarmos com a graça do Espírito Santo, a fim de vivermos o verdadeiro arrependimento e termos a coragem de voltar e recomeçar sempre que for preciso. Contemos com a graça do alto!

“Vem, Espírito Santo, e nos ajuda, repousa sobre nós e fica conosco, Amém.”