PENTECOSTES

10 frases de Santos para meditar na Festa de Pentecostes

Hoje, a Igreja vive a Solenidade de Pentecostes, a festa que celebra a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Santíssima. E somos convidados a renovarmos o desejo de sermos íntimos do Santo Espírito

A palavra “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. Essa solenidade é celebrada cinquenta dias depois da Páscoa. Ela tem origem na liturgia dos judeus que celebravam a festa das colheitas, sete semanas após a Páscoa judaica.
Já no cristianismo, a comemoração do Pentecostes é relatada no livro dos Atos dos Apóstolos: “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos dos Apóstolos 2.1-4).
Ao longo dos séculos a Igreja, através de seus ensinamentos, tem nos apontado a necessidade de termos um relacionamento com o Espírito Santo. Para ajudar a viver bem esta Solenidade de Pentecostes e a crescermos na intimidade com o Santo Espírito, separamos 10 frases de santos sobre a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Confira:

“No Cenáculo, o Espírito Santo irrompe com sua potência transformando os corações e a vida dos primeiros testemunhas do Evangelho. Desde então, toda a história da Igreja, em suas dinâmicas mais profundas, está impregnada pela presença da ação do Espírito, “entregue sem medida” aos que creem em Cristo.”
São João Paulo II

“O Espírito Santo é o inspirador da fé, o Mestre da ciência, a fonte do amor, o selo da castidade, o artífice de toda virtude.”
São Leão Magno

“É preciso que o Espírito Santo seja a vida do teu coração”.
Santa Teresinha do Menino Jesus

“A minha alma arde e queima com a tua chama incandescente e pura; ó Espírito Santo, consume-a no teu divino amor.”
Santa Elizabete da Trindade

“Respirai em mim, ó Espírito Santo, para que seja santo o meu pensar.
Impeli-me, ó Espírito Santo, para que seja santo o meu agir.
Atraí-me, ó Espírito Santo, para que eu ame o que é santo.
Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo.
Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo. Amém. ”
Santo Agostinho

“Espírito Santo, Deus de amor, concede-me: a inteligência que Te conheça; a angústia que Te procure; a sabedoria que Te encontre; a vida que Te agrade; a perseverança que enfim Te possua. Amém.”
São Tomás de Aquino

“O termo ‘Espírito’ traduz o termo hebraico ‘Ruah’ que, na sua primeira acepção, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza precisamente a imagem sensível do vento, para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente d’Aquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito divino.”
Catecismo da Igreja Católica

“É o Espírito Santo quem, com sua onipotente virtude, realiza em nós aquele bem que, às vezes, nos parece impossível e não exige de nós senão a cooperação.”
Beata Elena Guerra

“Mais que qualquer outra coisa, devem os irmãos desejar e ter o Espírito do Senhor e deixarem-no atuar neles. Interiormente purificados, interiormente iluminados e abrasados pelo fogo do Espírito Santo poderemos seguir as pegadas de seu amado Filho.”
São Francisco de Assis

“A rica efusão dos dons do Espírito Santo requer uma disposição aberta às suas moções, procura interior de perfeição sempre maior, abandono sereno aos acenos da vontade divina. Por isso, nestes dias, deixaremos o ritmo habitual (…) para aguardar, “no silêncio e na esperança”, a mística vinda do divino Paráclito que desce para renovar na Igreja os prodígios como em um novo pentecostes.”
São João XXIII