Novena a São José | 3º dia

Acompanhe e reze conosco a novena a São José!

Oração preparatória para todos os dias

Deus e Senhor meu, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, creio que estou em Vossa soberana presença agora, quando pretendo consagrar a São José esta novena.
Adoro-Vos com todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas. Adoro-Vos com toda a intensidade de que sou capaz e arrependo-me dos muitos pecados que fiz contra Vossa Divina Majestade.
Quero, nesta novena, aprender as virtudes que, com tanta perfeição, praticou o glorioso Patriarca São José e alcançar, por sua intercessão, as graças de que tanto preciso.
Senhor, quem sou eu para me atrever a comparecer diante de Vossa presença?
Conheço a deficiência de meus méritos e a multidão de meus pecados, pelos quais não mereço ser ouvido em minhas orações, mas o que não mereço merece-o o pai nutrício de Jesus; o que não posso, ele pode. Venho, portanto, com toda a confiança, implorar a divina clemência, não fiado em minha fraqueza, mas no poder e valimento de São José. Amém.

Terceiro dia

Que pena tão amarga devíeis ter sentido em vosso coração, José gloriosíssimo, quando, em vossa humildade, julgastes dever separar-vos de vossa esposa Maria! Separar-vos de Maria, que tanto amáveis e que correspondia a vosso amor com amor puro e sincero.
Confraternizo-me convosco por aqueles momentos de sofrimento e por essa amarga provação que o Senhor vos permitiu! Por caridade, ficastes ao lado da Mãe do Unigênito Filho de Deus. Maria vos pertenceu e amou sempre no amor de Deus. Em Seu infinito poder, Deus fez nela maravilhas de Seu Divino Amor. Fostes a maior testemunha das grandiosidades operadas em Maria. Ela é o jardim de Deus e o paraíso onde o Filho tem seu receio, e vós José, fostes o anjo da guarda desse jardim, o depositário desse eterno tesouro.
São José, aceitai sinceras felicitações pela parte ativa que Deus vos concedeu o mistério da Encarnação, e pela sujeição de Jesus e de Sua Santíssima Mãe às vossas ordens.
Por essa grande alegria e também pelos méritos da tristeza que a precedeu, suplico-vos, meu pai querido, que me alcanceis de Deus o conhecimento de Jesus Cristo e a graça de conservar uma fé tão viva em todos os seus mistérios, que esteja pronto a antes morrer que duvidar deles; alcançai-me, outrossim, a graça que, nesta novena, pretendo conseguir, se for para maior glória de Deus e bem de minha alma. Amém.

Meditação

pri

Priscila Graziela Bergamini Almeida, missionária da Comunidade Canção Nova.

“São José, exemplo de humildade. A Sagrada Escritura (cf. Mt 1,18-25) nos mostra que São José recebeu a missão de participar da grandiosidade do momento histórico, enquanto descendente de Davi, ao apresentar para o mundo, o herdeiro das Promessas, o Messias esperado. Nesta função ele recebeu a missão mais alta que se possa imaginar: aquela de cuidar do Filho de Deus, de proteger a pureza de Maria, sua esposa, e de cooperar com a encarnação divina para a salvação da humanidade. José não apenas cumpriu a missão dada por Deus, mas a cumpriu de acordo com as ordens que o Senhor lhe deu.
Fazendo memória desta missão, ressalto que em tudo isso, São José viveu com humildade a vontade de Deus. Ele soube desaparecer e aparecer nos momentos certos. Sendo “pai adotivo” de Jesus, poderia se engrandecer, se autoafirmar, ou ainda se colocar superior aos outros pela escolha de Deus em sua vida. Afinal de contas, ele foi escolhido para exercer a paternidade para com o Filho de Deus.
Sua humildade, me edifica, me ensina a fazer a vontade de Deus e em tudo ter um coração simples e descomplicado. Quando entendemos a nossa missão diante de Deus e a vivemos com humildade, conseguimos trilhar o caminho que São José percorreu de confiança e entrega junto a Virgem Maria e Jesus.
Peçamos neste dia, pela intercessão de São José, a graça de vivermos com humildade a nossa maneira de agir, pensar e sentir. São José, valei-nos!!!” Meditação feita por Priscila.

Oração final para todos os dias

Lembrai- vos, ó puríssimo Esposo da Virgem Maria, ó meu doce Protetor São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorando vosso socorro e não fosse por vós consolado.
Com grande confiança, venho à vossa presença recomendar-me fervorosamente a vós. Não desprezeis as minhas súplicas, ó pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Assim seja.

ANT. José, filho de Davi, não temas receber Maria, vossa Esposa Santíssima, em vossa companhia, porque o que ela leva em suas puríssimas entranhas é obra do Espírito Santo.

V. Rogai por nós, José santíssimo.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Jesus, que por uma inefável providência, dignastes-Vos escolher o bem-aventurado esposo de Vossa Mãe Santíssima; concedei-nos que aquele mesmo que veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

 

Deixe seu comentários

Comentário