A conversão é o "sim" total de quem entrega a própria existência ao Evangelho

A conversão é esse processo de mudança que se dá pela transformação de vida

“Mas agora, diz o Senhor, convertei-vos a mim de todo o vosso coração com jejuns, com lágrimas, com gemidos. Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes, convertei-vos ao Senhor, vosso Deus porque Ele é clemente e compassivo, paciente e rico em Misericórdia” ( Jl 2, 12-13).

O ponto de partida para toda a realidade cristã está na mudança de vida, na transformação necessária para pertencer a Jesus e fazer parte do seu discipulado. O primeiro chamado que Cristo faz para o homem é o apelo à conversão. Sem conversão não pode aderir a Cristo. O abandono do caminho velho é necessário para fazer uma experiência nova que sem conversão não tem como seguir.

“A conversão é o “sim” total de quem entrega a própria existência ao Evangelho, respondendo livremente a Cristo que foi o primeiro a oferecer-se ao homem como caminho, verdade e vida, como o único que liberta e salva” (Bento XVI, 17 de fev. 2010).

A conversão é esse processo de mudança que se dá pela transformação de vida, de mentalidade, interior e, além de tudo, do caminho. E voltar para o bom caminho é deixar uma realidade vazia e voltar para Aquele que preenche totalmente a nossa existência: Deus.

Abraçar um novo estilo de vida; sair da superfície e aprofundar-se em Cristo. A conversão dá-se pela adesão a Cristo e ao seu Evangelho. “Completou-se o tempo, e o reino de Deus está perto: ‘Arrependei-vos e acreditai no Evangelho'” (Mc 1, 15).

Não existe conversão sem o sim total a Deus. É fazer a experiência pessoal, marcante e determinante com Cristo.  É a metanoia – o arrependimento, a conversão, abertura da porta do coração para a Graça de Deus. Essa transformação exige mudança radical, forte decisão em seguir a Cristo e abandono da vida velha.

Padre Reinaldo Cazumbá

Comunidade Canção Nova