⛪Na Igreja

As crianças não param quietas durante a Missa. O que faço?

Não se apavore caso seus filhos não param quietos. Isso é um sinal de que está tudo bem com eles. A maioria das crianças quer desbravar todo o espaço em que elas se encontram e, na maioria das vezes, o fazem sem poupar energia. Nesse sentido, é comum presenciarmos, dentro das igrejas, crianças inquietas, correndo de um lado para o outro, conversando indiscretamente, chorando e até gritando, enfim, sendo criança. Às vezes, essa situação causa certo constrangimento aos pais.

Mesmo tudo isso sendo comum e natural, os pais não podem se esquecer de que a Igreja é um local aberto ao público e, como tal, é frequentado por diversos tipos de pessoas, inclusive por aquelas que não têm tanta paciência com o furdunço dos pequenos. Além do que, os templos religiosos é um local sagrado e deve ser respeitado. Então, o que fazer?

Antes de dizer o que fazer, quero dizer o que não fazer. Mesmo que seu filho dê trabalho, jamais deixe de levá-los à Igreja. Tudo é uma questão de tempo até que eles mesmos percebam a maneira mais apropriada de se comportar nesse ambiente. Portanto, promova, sempre que puder, a grande oportunidade de colocar seu filho em contato com os espaços sagrados.

Outro ponto importante é o seguinte: não espere que aconteça um milagre e seu filho passe a se comportar de uma hora para outra como um verdadeiro anjinho, especialmente no momento da Missa. Criança é sempre criança até que cresça! Enquanto não cresce, eduquem-na, pais. Uma das tarefas mais sagradas dos pais, aliás, é educar seus filhos, especialmente na fé. Jamais relegue essa função tão sagrada a terceiros.

Enfim, como as educar?

A educação dos filhos é sempre um processo lento, gradual e exige grande paciência. Assim, os pais devem ensinar aos filhos que existem lugares que devem ser respeitados de maneira diferenciada: igrejas, capelas, oratórios e assim por diante.

:: Eutanásia: intervenção na vida humana

Uma maneira prática de fazer isso é por meio dos gestos corporais de reverência ao sagrado. Portanto, ao se aproximar desses ambientes, faça o sinal da cruz e ensine o seu filho a fazer também. Ao entrar nele, não deixe de fazer uma genuflexão indicando respeito por aquele lugar. Não tenha dúvida, todos esses gestos estarão sendo observados pelos pequenos e, na medida em que forem crescendo, procuração imitá-los.

Uma dica simples que todos os pais cristãos podem (e, por que não dizer, devem) fazer com os filhos é dar esse “treinamento” em outros momentos que não seja o horário da Missa propriamente dita. Os pais não precisam esperar o dia e o horário da Santa Missa para levar os filhos à igreja. Reserve um tempo na semana para levar seus filhos até lá. Não tem necessidade de ficarem horas dentro da Igreja, alguns breves minutos já são suficiente. O mais importante é o respeito que elas – as crianças – poderão observar da sua parte.

Ao entrar na igreja, abaixe o tom da fala ao conversar com a criança, dessa forma ela compreenderá que aquele ambiente é diferente. Além dos gestos de veneração que já foram citados acima, apresente aos filhos as imagens dos santos, os vitrais coloridos. Ensine que a igreja é a casa de Deus e que, portanto, não é lugar para correr, comer ou brincar. Tudo isso deve ser feito sem exortações grosseiras, mas com um amor paciente.

No momento da Santa Missa, não deixe de fazer os gestos que prevê a liturgia e, no instante da consagração, caso a criança já esteja maiorzinha, incentive que ela também se ajoelhe. Se a criança for muito pequena, pode levar um pequeno brinquedo para que ela se distraia, porém, aos poucos, eles devem ser tirados. Caso a criança, por algum motivo, comece a chorar, leve-a para a lateral ou para a parte de trás da Igreja até que ela se acalme. Saiba que as outras pessoas tendem a ser benevolente com a situação, até certo limite.

Antes de concluir, gostaria de deixar essa mensagem aos pais. Sei que vocês dão alimentos para os filhos, porque sabem da sua importância. Eles são necessários para que eles cresçam saudáveis. Tão importante quanto os alimentos materiais são os espirituais. Não permitam que o espírito de seus filhos “morra” por inanição. Alimentem-no desde o ventre. Os frutos desse trabalho dedicado e paciente virão em seu tempo.

Deus abençoe você e até a próxima!

Seminarista Gleidson de Souza Carvalho
Missionário da Comunidade Canção Nova

:: Aborto: vidas roubadas
:: Viva o desapego para entrar na vida eterna