QUARESMA

Cinzas, conversão e vida nova

Como sairemos melhores dessa Quaresma?

Mais um ano acabou e outro começou. Mais um carnaval se aproxima; e a Quarta-feira de Cinzas já bate à nossa porta. Todo ano a mesma coisa: promessas de conversão, jejuns, oração, penitências e Vias-Sacras, Semana Santa, Sexta-feira da Paixão e Domingo de Páscoa. Quantas Quaresmas você já viveu? Quantos bons propósitos você já fez? Quantas tentativas de ser uma pessoa mais convertida e melhor? Meu Deus, já foram tantas, né!? Porém, nos deparamos com a terrível realidade de ainda sermos tão pecadores e tão indignos da graça de Deus. De fato, tudo é misericórdia e, como nos ensina São João, em seu Evangelho, tudo é graça sobre graça (cf. Jo 1, 16). 

“Reze, jejue e seja caridoso!” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Não podemos olhar para o nosso passado com desespero ou tristeza, acabrunhados sobre o peso das nossas más escolhas, mas confiamos o nosso passado à misericórdia divina, como também o nosso futuro colocamos nas mãos providentes do Pai. A Quarta-feira de Cinzas inaugura o tempo quaresmal na vida da Igreja. Um tempo forte para nos prepararmos para a Páscoa, para a ressurreição de Jesus. As cinzas colocadas sobre a nossa cabeça significam que reconhecemos o nosso nada, que somos pó, que somos muito pequenos, um grãozinho de areia, e que nos colocaremos mais uma vez nesse itinerário espiritual de conversão para, na Páscoa, ressurgirmos do túmulo com Jesus. 

Como sairemos melhores dessa Quaresma? A receita que a Igreja nos propõe é simples e certeira: reze, jejue e seja caridoso! Vamos por parte:

Oração
Rezar é falar com Deus. É ter uma conversa franca e sincera. Agradecer, pedir, chorar, se abrir e escutar. É uma conversa entre amigos. Veja bem, se você tem dificuldades de rezar, possivelmente sua amizade com Deus está em falta. Qual o caminho para estabelecer melhor uma amizade? É a reciprocidade! Deus está aí agora do seu lado. Ele se interessa por você e te acompanha sempre. Feche os olhos e fale com Deus. Ele te escuta e está atento ao que você diz.

Jejum

Jejum é dizer para o seu corpo quem é que manda e quem obedece quem. Jejuar é treinar sua vontade, seu apetite, seus desejos. Jejum é uma luta entre você e você mesmo. O objetivo do jejum é claro: dominar-se diante dos desejos para evitar o pecado, para sermos mais fortes diante das seduções deste mundo e do diabo.

Caridade

Dê esmola. Não tem condições? Sério mesmo que você não tem uma moedinha na carteira? Tudo bem, se você não tiver como, doe seu tempo. Visite um orfanato, um asilo, um hospital. Faça algo de bom para alguém. Existem muitas pessoas que precisam de uma palavra carinhosa, de um sorriso largo, de um ouvido atento e de mãos fortes. Visite sua família, seus pais, avós, filhos. Perdoe novamente. Ame novamente. Mais uma vez, abra o seu coração! Lembre-se que a nossa fé deve ser acompanhada de atos concretos e não de palavras vazias.

Eu te desejo uma boa Quaresma. Deus está nos visitando mais uma vez. Abra a porta da sua casa, da sua vida, deixe Ele trabalhar com você e em você. Deus concluirá a obra começada. Eu creio! E você? Crê também?

Pedro Villas Boas
Missionário da Comunidade Canção Nova

 

Deixe seu comentários

Comentário