CONVERSÃO

Como fazer uma boa confissão

“Recebei o Espírito Santo! Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos” (João 20, 22-23)

Há muitas pessoas que, quando o tema é confissão, afirmam que não precisam falar seus pecados para outros “homens”, mas que basta confessar-se diante de Deus, pois é Ele quem perdoa. De fato, em partes, essas pessoas não estão erradas, pois somente Deus tem o poder de perdoar pecados.  Mas o que verdadeiramente está por trás dessa fala? É realmente a confiança em Deus? Ou é um coração cheio de vaidade e orgulho? Quem reluta em confessar-se diante do sacerdote acaba privando a si mesmo de receber o dom gratuito  que Jesus instituiu aos seus apóstolos com a intenção de nos sentirmos amados, acolhidos, perdoados e  renovados. 

Mas se você, assim como eu, reconhece sua condição de pecador e crer no perdão que nos é dado por Deus através do sacerdote, é importante que façamos uma boa preparação. Muitas vezes, por ser um sacramento de fácil acesso, podemos cair no erro de nos apresentar diante dele de qualquer forma, sem, ao menos antes, fazermos um bom exame de consciência. Isso é o mínimo para confessar-se bem. O ato de confessar significa reconhecer-se culpado por algo que a consciência julga ser errado. É um ato da consciência, por isso, não podemos ser insensíveis àquilo que ela nos “acusa”. Ao nos deparamos com esse “alerta” da consciência, é preciso desde já pedir ao Espírito Santo o sincero arrependimento dos nossos pecados, pois é Ele quem nos convence e nos ilumina, tomando a firme decisão de não mais pecar e logo que puder, buscar o sacerdote para receber o perdão por meio da absolvição. 

Leia também:
:: Como diferenciar pecado mortal de pecado venial
:: As aparências enganam
:: 7 corações do sacerdote

É muito comum o esquecimento dos pecados cometidos, ainda mais quando há um grande espaço de tempo entre as confissões. Como ajuda, lhe aconselho a, todos os dias, antes de dormir, fazer o seu exame de consciência, recordando aquilo que de mau você cometeu e o que de bom você não realizou quando teve a oportunidade de o fazer. Anote num bloco de anotações ou no seu celular, assim, quando você for no confessionário, poderá fazer uma confissão bem feita e ainda mais consciente. Existem fatores que são essenciais para que a sua confissão seja válida, como por exemplo o sincero arrependimento de seus pecados, o firme propósito de não mais voltar a pecar e a própria confissão em si, isto é, declarar os pecados cometidos contra Deus, o seu próximo e contra você mesmo.

 

Lembre-se, ter o firme propósito de não mais pecar não significa que estaremos isentos de cair no erro mais uma vez. Somos humanos e sempre precisamos recorrer ao perdão de Deus pelas faltas que cometemos diariamente. Mas diante da dor da recaída, São Francisco de Sales nos ensina como devemos reagir conosco mesmos: “Ora, vamos, meu pobre coração! Eis-nos caídos na fossa da qual tínhamos resolvido escapar. Ah! Fiquemos de pé novamente e deixemo-la para sempre, peçamos a misericórdia de Deus e esperemos que ela nos assista para sermos doravante mais firmes, e entreguemo-nos  ao caminho da humildade. Coragem, fiquemos vigilantes agora; Deus nos ajudará”. Isto é reflexo de uma alma que conhece a grandiosidade da terna misericórdia do seu Senhor.

Não se esqueça, Deus não se cansa de perdoar, por isso, não se canse de Lhe pedir perdão. Não há pecado que cometemos ou possamos cometer que não tenha sido assumido e vencido por Jesus na cruz. Que o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação lhe ilumine e abençoe com todas as graças que você necessita para viver uma boa confissão.  

Deixe seu comentários

Comentário