SOLENIDADE

Conheça o documento que instituiu a Festa de Corpus Christi

A Igreja celebra, nesta quinta-feira, a Solenidade de Corpus Christi. Ela foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Entre as inspirações para a proclamação desta Festa, está o Milagre Eucarístico de Bolsena.

O documento, escrito pelo Papa Urbano IV, foi assinado, no dia 11 de agosto de 1264, e destinado a toda a Igreja, instituindo assim a Festa do Corpo de Cristo. Na bula pontifícia, que ganhou como título “Para viver neste Mundo”, o Papa destaca o valor da Eucaristia para a Vida da Igreja, e explica que “sempre que comemos este pão e bebemos deste cálice anunciamos a morte do Senhor, porque Ele disse aos apóstolos durante a instituição deste sacramento: “Fazei isto em memória de mim”, para que este excelso e venerável sacramento seja para nós a principal e ilustre lembrança do grande amor com que nos amou. Na Eucaristia, encontram-se todas as delícias e os sabores mais delicados, nela se prova a mesma doçura do Senhor e, sobretudo, obtém-se força para a vida e para a nossa salvação.” (Bula TRANSITURUS DE HOC MUNDO)

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Após ressaltar a beleza da Eucaristia, Papa Urbano IV explicou sua decisão de reservar um dia, na intensidade do Ano Litúrgico, para o dedicar inteiramente a Jesus Sacramentado. E escreveu: “Que cada ano, portanto, se celebre uma festa especial e solene de tão grande sacramento, além da comemoração diária que a Igreja faz dele, e estabeleçamos um dia fixo para isso, a primeira quinta-feira após a oitava de Pentecostes.

Além da data, o Papa quis motivar a forma como viver bem esta festa, indicando que o desejo é que uma “multidão de fiéis se reúnam nas Igrejas e que devotamente cantem alegremente cânticos de louvor, para que lábios e corações se encham de santa alegria”, pedindo ainda que “todos se unam com espírito diligente e boa vontade, ocupando-se em preparar e celebrar esta festa.

Já aos padres e bispos, o Papa Urbano pediu que, no domingo que antecede a Festa de Corpus Christi, durante as celebrações, indiquem aos fiéis meios para se prepararem bem para esta solenidade, fazendo uma boa confissão, e obras de misericórdia espirituais e corporais, como esmolas generosas.

Pelo documento que institui a Festa do Corpo de Cristo, percebe-se o quanto a Igreja desejou que ela fosse bem vivida por todos os fiéis. Isso porque entre os motivos que levou o Papa a instituí-la está um Milagre eucarístico que gerou uma mobilização entre os fiéis italianos.

Procissão de Corpus Christi – Santuário do Pai das Misericórdias

Milagre Eucarístico de Bolsena

Um padre da Alemanha, que tinha dúvidas sobre a verdade da transubstanciação, presenciou um milagre. Durante uma viagem que fazia da cidade de Praga a Roma, ao celebrar a Santa Missa na tumba de Santa Cristina, na cidade de Bolsena, Itália, no momento da consagração, viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada, banhando o corporal, os linhos litúrgicos e também a pedra do altar, que ficaram banhados de sangue.

O sacerdote, impressionado com o que viu, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que mandou a Bolsena o Bispo Giacomo, para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o linho ensanguentado. A venerada relíquia foi levada em procissão a Orvieto em 19 junho de 1264. O Pontífice foi ao encontro do Bispo até a ponte do Rio Claro, hoje atual Ponte do Sol. O Papa pegou as relíquias e as mostrou à população da cidade. Até hoje, as relíquias estão expostas na Igreja de Orvieto, e a Pedra do altar marcada pelo Sangue de Jesus está em Bolsena, na Igreja onde o Milagre aconteceu. E, todos os anos, na Solenidade de Corpus Christi, a relíquia é levada em Procissão de uma cidade a outra, recordando aquela que, em 1264, foi a primeira procissão com o Corpo e Sangue de Cristo.